Transição Energética e Condomínios: Uma Nova Era de Sustentabilidade

Adriano Pascoal

Transição Energética é o tema do momento. As Mudanças Climáticas, questões econômicas e até a guerra entre Rússia e Ucrânia têm levado o mundo inteiro a rever suas políticas energéticas.

A Transição Energética é um movimento global que está mudando a maneira como produzimos e consumimos energia. Este movimento visa substituir, de forma gradativa, os combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis e limpas e tem implicações significativas para todos os setores da sociedade, incluindo o setor imobiliário. Condomínios residenciais, em particular, estão em uma posição única para liderar o caminho nesta transição.

O Papel dos Condomínios na Transição Energética

Os condomínios são comunidades autônomas que consomem uma quantidade significativa de energia. Eles têm o potencial de desempenhar um papel importante na transição energética através da implementação de 3 soluções:

  1. Eficiência Energética: destacam-se aqui o uso da iluminação LED, com economia de pelo menos 50% (em relação às fluorescentes), substituição de chuveiros elétricos por aquecimento solar da água e após a eficientização do uso da energia, a adoção de um sistema de geração fotovoltaica, se esse se tornar viável, não havendo áreas de sombra agora ou no futuro. É preciso considerar também os custos com manutenção, inclusive limpeza que, se for negligenciada, diminui a geração do sistema.
  2. Eletrificação dos veículos: os carros elétricos têm caído de preço a cada ano e aumentado exponencialmente suas vendas. A retirada dos gases de efeito estufa dos automóveis é uma das mais importantes medidas da transição energética. A economia só com o “abastecimento” chega a 80%, sem falar na manutenção, na comodidade da recarga residencial, melhoria na saúde da população com a diminuição dos problemas respiratórios em geral e na poluição sonora das grandes cidades, já que os carros elétricos não fazem o barulho dos carros tradicionais, à combustão.
  3. Educação Sustentável: as unidades residenciais são a base da sociedade. A Sustentabilidade começa pelas pessoas. Mudando hábitos, muda-se toda uma cultura.

Benefícios da Transição Energética para Condomínios

A transição energética oferece vários benefícios para os condomínios:

  1. Economias significativas nos custos de energia.
  2. Valorização dos imóveis, ao torná-los mais atraentes para os compradores conscientes do meio ambiente.
  3. Melhora da qualidade de vida dos moradores, ao criar um ambiente mais saudável e sustentável.

Desafios e Soluções

Apesar desses benefícios, a transição energética também apresenta desafios. O custo inicial de instalação de sistemas de energia renovável pode ser alto. No entanto, os custos estão diminuindo rapidamente e existem várias opções de financiamento disponíveis. Além disso, a falta de conhecimento e compreensão sobre a transição energética pode ser um obstáculo. Portanto, é crucial fornecer educação e conscientização sobre os benefícios da energia renovável e da eficiência energética.

Implementação

O Síndico e o Conselho são figuras fundamentais na Transição Energética do Condomínio. Primeiro é preciso comprar a idéia e para isso é necessário capacitação, para ter argumentos técnicos e principalmente econômicos e culturais para que o morador se veja incluído nesse processo.

A estratégia inicial pode começar com uma palestra para os moradores, para suscitar o debate e o apoio. Junto à isso a realização de um Diagnóstico Energético, que vai apontar e quantificar as medidas viáveis técnica e economicamente, classificando-as por critérios de importância, segurança, viabilidade e custo-benefício.

O Diagnóstico Energético vai também avaliar os horário de pico do sistema, para que a recarga de muitos carros elétricos ao mesmo tempo não venha a desligar o disjuntor geral do Condomínio e ainda a qualidade da energia elétrica, para evitar danos aos equipamentos elétricos dos moradores.

A Transição Energética já começou e é irreversível

A transição energética é uma oportunidade para os condomínios se tornarem líderes em sustentabilidade. Ao adotar soluções de energia renovável e práticas sustentáveis, eles podem reduzir sua pegada de carbono, economizar recursos e criar um ambiente melhor para seus moradores. A jornada pode apresentar desafios, mas os benefícios a longo prazo para o planeta e para as gerações futuras são inestimáveis.

Para saber mais: contato@problemascomenergiaeletrica.comFone: 55 (21) 9 8366 7021

Adriano Pascoal graduou-se em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Eletricidade Industrial, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde também lecionou na Faculdade de Engenharia entre 2006 e 2012. É Consultor e Palestrante em Gestão Energética desde 2011, com diversos Diagnósticos Energéticos realizados, principalmente em Indústrias, Hospitais e Condomínios e Autor do Livro Gestão da Energia Elétrica em Sistemas de Baixa Tensão.