BAFAFÁ ECONOMIA: Você conhece seu Índice de Endividamento Pessoal?

O site Bafafá Notícias terá coluna sobre “Educação Financeira” com o economista Joca Peixoto. Foto: Divulgação/internet

O Bafafá cresceu! E, por isso, está ampliando a abrangência do seu público. A necessidade do mercado nos leva a abrir novas frentes de informação com a implementação de colunistas em diversas áreas do conhecimento, embora o foco do BAFAFA NOTÍCIAS continue sendo e sempre será a CULTURA e o ENTRETENIMENTO.

A idéia é manter o nosso objetivo de ser um site voltado para a informação cultural em primeiro lugar, mas satisfazer ao desejo de outros leitores (ainda se usa o termo leitores? Nem sei!) em saber mais sobre economia, política, esportes, história, cotidiano… A abertura de espaço para colunistas nessas e outras áreas é fundamental para ampliarmos conhecimentos e fazermos uma interação maior com o nosso público.

Enquanto o formato ideal das “colunas” está sendo organizado, vamos publicar hoje um texto de economista paraibano Joca Peixoto, que tem o canal “Bacana Investir” no youtube.

Joca Peixoto terá uma coluna sobre Educação Financeira no Bafafá Notícias. Vamos ao seu primeiro texto:

Você conhece seu Índice de Endividamento Pessoal?

Por Joca Peixoto

“Quem se livra
das dívidas,
enriquece”
Georges Herbert

Escrevendo pela primeira vez aqui no Bafafá Notícias falaremos hoje sobre o Índice de Endividamento Pessoal (IEP) que é um indicador fundamental para suas finanças pessoais. Conhecê-lo e saber controlá-lo faz parte do sucesso para alcançar sua independência financeira.

Economista Joca Peixto

Ter dívidas não necessariamente é ruim, afinal em algum momento de sua vida você terá que fazê-la para adquirir um bem de maior valor como a aquisição de um imóvel, carro, etc. No entanto, usando o índice de endividamento você pode ter uma visão ampla de como suas pendências financeiras estão comprometendo seu orçamento mensal. Portanto, para quem precisa se organizar e se planejar financeiramente, um bom primeiro passo é estar atento ao seu IEP.

Quanto maior for esse índice, maior será o comprometimento da sua renda. Vamos conhecê-lo?
Para entendê-lo não precisa ser um expert em matemática, pois o IEP é a razão entre as dívidas e as receitas mensais multiplicado por 100, demonstrando o resultado em porcentagem. Assim teremos a fórmula:
IEP=dívidas mensais (passivo)/receitas mensais(ativo) x 100

Assim sendo, no campo de dívidas mensais deve ser informado o somatório de todas as suas dívidas (contas a pagar) tais como cartão de crédito, aluguel, financiamentos de carro e imóvel, empréstimos, etc. Por outro lado, no campo de receitas mensais, informe toda sua renda seja ela provenientes do trabalho, benefícios, alugueis, rendimentos financeiros, etc.

Vamos imaginar que o Sr. José tenha um montante de dívidas somadas de R$ 2.100,00 e sua receita somada é de R$ 5.500,00. Nesse caso teremos um IEP para Sr. José de aproximadamente 38% (2.100,00/5.500,00×100) de comprometimento da sua renda, ultrapassando assim o limite de tolerância assim conforme nossa tabela:

I) IEP de até 30% é uma dívida administrável. Importante não deixar crescer.
II) IEP de 31 a 35% começa a ficar preocupante e o primeiro passo é levar esse índice para o nível administrável.
III) IEP de 36 a 40% já uma situação de alto risco. Se ao atingir esse nível não houver uma redução substancial da dívida a pessoa estará correndo grandes riscos de inadimplência.
IV) Acima de 40% já é uma situação mais que alarmante com quase metade de sua renda destinada a pagar dívidas, tornando-se praticamente impossível quitar seus compromissos financeiros. Ao atingir esse ponto, não havendo num curtíssimo prazo, uma redução drástica das suas dívidas a pessoa já perdeu o controle das suas finanças pessoais e provavelmente entrará no efeito da bola de neve ou da ciranda financeira.

É importante deixar o comprometimento da sua renda com dívidas em aproximadamente 30% para que possa destinar 60% da renda para suas despesas mensais com alimentação, transporte, lazer, etc e utilizar os 10% restante da sua renda para poupar e investir.

Aprender a viver com até 90% da sua renda e investir o restante é um dos segredos para alcançar o sucesso financeiro e a sua tão sonhada independência financeira.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Índices acumulados de 2021. Sempre no primeiro domingo do mês informarei o acumulado do mês anterior. Índices de 2021 No mês No acumulado do ano Ibovespa: -3,94% +2,33% Ifix: +2,51% -1,60% Dólar: +4,76% +0,41% CDI: +0,36% +1,64%
Poupança: +0,24% +1,11%
IPCA (inflação)** +0,96% +4,76%
Bitcoin +22,48% +41,83%
*Julho/2021.