“O raio do Sol suspende a Lua – Olhe o palhaço no meio da rua”

José Ronaldo Leite, o ‘Palhaço Fuleragem”, em cena. Fotos: Divulgação

Por Luiz Barbosa Neto

Assim eu costumava brincar passeando pelos bairros, ruas e avenidas da cidade reunindo a garotada e distribuindo bombons, dindins, e outros donativos, fazendo o lazer e o divertimento das crianças, jovens e adultos, no meio da fuzaca um pirralho magricela se destacava acompanhando todo o percurso, realizado pelo palhaço Bolachinha que também cantava: TOMBEI, TOMBEI,  TORNEI A TOMBAR –  A BRINCADEIRA JÁ VAI COMEÇAR.

Logo o tempo passou e me vi lecionando numa Escola pública e lá estava o jovem José Ronaldo empolgado com a minha disciplina: Educação Artística, participando ativamente das atividades escolares, oficinas, entre outras produções artísticas. Na sequência o jovem aluno enveredou na arte circense e cada circo que aqui chegava se transformava numa sala de aula para o deleite do novo artista e aluno, que fielmente incorporou a sua vida a figura do PALHAÇO FULERAGEM,  personagem que até os dias atuais promove a alegria de muitos de toda nossa região.

Por vários e vários anos dedicou sua militância a educação, trabalhando em escolas públicas estaduais, municipais e privadas nas cidades de Pombal, Paulista, Lagoa e Cajazeirinhas, sempre mantendo o bom relacionamento com todas as camadas educacionais.

O artista José Ronaldo Leite ao longo dos anos tem demonstrado sua dedicação a arte, comprovando a sua habilidade e criatividade no desempenho das suas funções, as quais cito: Teatro, desenho, pintura, artesanato, literatura, tornando – se um valoroso ícone para a cultura da nossa terrinha,  efetivamente o considero como um agente multiplicador de cultura, que explorando a sua vocação artística, foi um pouco mais adiante buscando seu aprimoramento na sétima arte e assim realizou alguns trabalhos com destaque para as seguintes produções: Curta-metragem Priápos do cineasta Laércio Filho, assinou a direção de set do filme Querida Abayomi do ator e diretor Sebastião Formiga,  e recentemente fez ponta  no filme Sonhos de Leandro do diretor J. França.

Zé Ronaldo ao longo dos anos conseguiu reunir muitas estórias, histórias, resultando na produção de três espetáculos no formato Stand Up, com êxito de público, apresentado no Cine Teatro Murarte, resgatando com alegria figuras históricas e folclóricas, do nosso convívio, guardados na nossa memória. O advento da pandemia fez a nossa Pombal parar por dois longos anos de tristeza e o mundo também. Agora Zé Ronaldo volta a cena atendendo ao convite da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Pombal, para celebrar a Semana do Servidor da UFCG com o seu Stand Up  “ CARDÁPIO DO ZÉ “.

Com certeza será um momento valioso para todos. Vamos conferir!