DIOCÉLIO BARBOSA e a ARTE CIRCENSE pelo mundo

O paraibano Diocélio Barbosa participou de residência artística no Uruguai. Fotos: Divulgação

Augusto Magalhães

Bafafanoticias – O ator e diretor paraibano Diocélio Barbosa, que é professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando na mesma instituição, foi um dos organizadores de um importante evento de intercâmbio cultural, sobretudo voltado para a arte circense, realizado até o último domingo, 30, no Uruguai.

Ele levou sua experiência na arte circense para a segunda edição do Poéticas en Encuentro, evento realizado entre os dias 19 e 30 de julho em Atlántida, no Uruguai. A iniciativa foi concebida pela rede internacional latinoamericana de artistas/gestores do Uruguai, Brasil e México: Noel Rosas, Maria Carolina Oliveira, Diocelio Barbosa e Israel Mora.

“O objetivo é investigar, refletir e aprofundar as dramaturgias circenses, especialmente em seus aspectos contemporâneos e expandidos. O projeto é uma coprodução entre Residência Interseccional Oblicua, concebida pela Plataforma Clo com o apoio do IBERESCENA – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Iberoamericana – e instituições do governo uruguaio. A pretensão dos criadores da rede é que a terceira edição aconteça em 2024 no Brasil”, revela Diocélio Barbosa.

A iniciativa comporta algumas atividades abertas à comunidade local. A primeira diz respeito a uma residência artística que aconteceu no período de 24 e se estendeu até o dia 30 de julho, destinada a artistas do Uruguai. Foram selecionados ao todo quatro projetos concebidos por mulheres e dissidências, que estão em processos criativos autorais e gerenciais.

As obras transcendem a questão das estéticas tradicionais, trazendo para o centro da cena questões emergentes e importantes a serem discutidas na sociedade atual, como a preservação da água, o respeito ao meio ambiente e a preservação e valorização da memória.

Durante a residência são promovidos espaços de trabalho colaborativos com enfoque nas dramaturgias
circenses e nos processos de dramaturgismos. O encerramento da residência aconteceu no domingo, 30 de julho, com entrada livre e aberto para todos os públicos, e contou com apresentação de três obras circenses, no Centro Desportivo Atlántida (Canelones).

A segunda ação consistiu na realização de uma Jornada de dramaturgias nas cenas atuais ocorrida no Instituto de Artes da UDELAR no último sábado, 22 de julho, destinada a profissionais, estudantes, investigadores e professores das artes cênicas. A ocasião oportunizou uma conversa composta por dramaturgos, dramaturgistas e professores ligados a circo, dança e teatro, com a intenção de gerar um espaço de diálogo e reflexão sobre as múltiplas práticas dramatúrgicas nas artes cênicas.

PROVOCADORES

POÉTICAS EN ENCUENTRO: MARIA CAROLINA OLIVEIRA Y DIOCELIO BARBOSA (BRASIL); LICENCIATURA EN DANZA: LUCIA YÁÑEZ; EMAD: LAURA POUSO; TECNICATURA DE DRAMATURGIA: ANA PAULA ANGELONI Y MALENA LUJAN. MODERADORAS: ANALIA TORRES (TUD) Y NOEL ROSAS (PLATAFORMA CLO).

A terceira consistiu no oferecimento da oficina intitulada Poéticas da Dramaturgia Circense a qual foi ministrada pelo brasileiro Diocélio Barbosa, ocorrida de 19 a 21 de julho no Instituto Nacional de Artes e que foi destinada a artistas circenses e interessados ligados à dramaturgia. O curso abordou aborda a pluralidade das teorias e das práticas dramatúrgicas relativas às criações circenses, bem como lança um olhar reflexivo para os trajetos de composições de dramaturgias que visam oportunizar ao público uma experiência atravessadora.

INTEGRANTES DA REDE

Diocélio Barbosa (Brasil)

Artista circenses, Diretor, pesquisador, dramaturgista, produtor cultural paraibano. Atualmente é professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e doutorando pela mesma instituição. Diplomado como Técnico em Análise e Interpretação de Dramaturgia pelo Centre National des Arts du Cirque (CNAC/França). Artista e fundador da Trupe Arlequin. Possui publicações em livros, jornais e revistas no Brasil e no exterior.

Maria Carolina Oliveira Vasconcelos (Brasil)

Reside em São Paulo, Brasil onde trabalha com artes circenses desde 2001. Fundou e trabalha no coletivo   e colabora com outros artistas/grupos brasileiros e estrangeiros em funções como direção, roteirização, dramaturgia e preparação corporal. Paralelamente, fez mestrado e doutorado em sociologia nas áreas de cultura e artes pela USP e pós-doutorado em artes pela UNESP, onde estudou poéticas, políticas e modos de fazer circo contemporâneo. É docente e pesquisadora no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Noel Rosas (Uruguai)

Realiza direção, dramaturgia, dramaturgia e gestão em projetos de circo, dança e performance no Uruguai, Brasil e México. Dirige a Plataforma Clo desde 2014 e integra o Back to Back, projeto de dança e novas mídias para a cena. Já circulou em teatros e festivais com projetos individuais e coletivos no Uruguai, México, Brasil, Argentina, Chile, Tenerife e Peru. Participou como júri do Programa Iberescena no Uruguai e co-produção “Premiere” RACU – INAE – Escuela Fratellini (Fr). Desde 2011 é professor, ministrando cursos e seminários em diversos festivais e localidades, entre eles: Instituto Nacional de Artes Cênicas do Uruguai, Bacharel em Artes Circenses em Karpa Demente (CdMx), Centro Nacional de Artes do México, Escola Nacional de Dança SODRE, CoLaboratório de Artes Circenses (Brasil). Membro da rede de artes circenses do Uruguai, onde co-dirige as Jornadas Nacionais de Reflexão sobre o Circo. Aprova o Programa de Formação em Arte, Curadoria e Teorias Contemporâneas do Centro de Arte da Universidade Nacional de La Plata. Aluna avançada da Licenciatura em dança contemporânea. Faculdade de Letras da UDELAR.

Santiago Israel Mora Ruiz (México)

A carreira artística começou profissional da empresa Vinte Varos em 2007 em Quintana Roo desenvolvendo projetos da música brasileira, como percussionista, e produção de figurinos, adereços e cenários, além de ator e marionetista na mesma companhia. Em Guadalajara, desde 2011, já formado em áudio e som e em curso de alta costura Trabalho como ator e como técnico

Áudio do Circo do Dragão. Começou o projeto da cumbia, Los De cabelos escuros, e olhou para o Companhia de palhaços Bravisimo e teatro físico, como ator e comediante, com quem tem participado de turnês e festivais ao longo México, Argentina e Brasil com o imaginário mostra

(2014) e Mente em branco (2016). Desde 2013 é o designer de som do Festival Periplo International Circus Movement. Faz parte do núcleo criativo e elenco do projeto Bufette: Circo Bufo e Indómito (2015) e o projeto musical itinerante Bicicleta Rola la Rila (2016). Estou fazendo uma residência artística no tenda de circo contemporânea Migra no Uruguai e na Argentina. 

PLATAFORMA CLO

Promove a criação de conteúdo circense expandido. Formado em 2014 No Uruguai. A proposta artística cruza circo, performance e dança em para o desdobramento de universos cênicos afetivos e estéticos que dialogam com nossos tempos, territórios e imaginários coletivos. Fortalece e estimula a produção e circulação de artes vivas, construindo redes de colaboração e intercâmbio entre vários artistas, organizações e instituições nacionais e internacionais.

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