DIOCÉLIO BARBOSA aprofunda pesquisa sobre CIRCO e faz residência artística em PARIS

Diocélio apresenta pesquisa aos convidados franceses no theatre du parc. Foto: Divulgação

Augusto Magalhães

Bafafanoticias – A pesquisa sobre o mundo do circo e a investigação sobre a dramaturgia e cenografia circenses se consolidam cada vez mais na vida do ator e diretor da Trupe Arlequim, o paraibano Diocélio Barbosa.

Desde o último dia 30 de setembro, Diocélio, que é professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando na mesma instituição, está realizando intercâmbio e residência artística na França, onde permanece até o dia 15 de outubro no Théâtre du Parc e Parc Floral de Paris, com uma saída de residência e interação com os alunos da École Nationale des Arts du Cirque de Rosny-sous-Bois (ENACR).

Além da Trupe Arlequin, representada por Diocélio Barbosa, também participa do intercâmbio artístico a Cia. Nós No Bambu, de Brasília, representada por Poema Mühlenberg. “Essa residência surgiu das muitas conexões entre Cécile Mont-Reynaud e Diocélio Barbosa após seu encontro durante a formação em dramaturgia circense ofertada pelo Centre National du Cirque – CNAC em 2020-21”, informa Diocélio.

Os artistas pretendem desenvolver uma pesquisa comum em dramaturgia e cenografia circense. Mais precisamente, envolverá a investigação sobre cenografia e aparelhos originais construídos com bambu, tanto na perspectiva de desenvolvimento dramatúrgico como ecológico.

Poema Mühlenberg pesquisa há 20 anos a utilização do bambu na construção de instrumentos acrobáticos e foi convidada a somar-se ao projeto. Diocélio Barbosa pesquisa a dramaturgia circense.

O CONVITE

Após inúmeras trocas e reuniões, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français da cidade de Paris, podemos confirmar que a Cécile Mont-Reynaud, fundadora da Cie Lunatic receberá Diocélio Barbosa, da Trupe Arlequin (Paraíba-Bahia/Brasil) e Poema Mühlenberg, da Cia Nós No Bambu (Brasília/Brasil), para um intercâmbio artístico na forma de uma residência na França de 30 de setembro a 15 de outubro de 2023, no Théâtre du Parc e Parc Floral de Paris, com uma saída de residência prevista para dia 11/10 no âmbito das reuniões com os alunos da École Nationale des Arts du Cirque de Rosny-sous-Bois (ENACR).

PARA SABER MAIS

Residentes: 

Cécile Mont-Reynaud
Cie Lunatic (Paris/França) @cielunatic

Diocélio Barbosa
Trupe Arlequin (Paraíba-Bahia/Brasil) @dioceliobarbosa@trupearlequin

Poema Mühlenberg
Cia Nós No Bambu (Brasília/Brasil) @nosnobambu

Local de residência: Théâtre du Parc e Parc Floral de Paris

Saída de residência: Ecole Nationale des Arts du Cirque de Rosny-sous-Bois (ENACR)

Apoios:
Embaixada da França no Brasil 
Instituto Francês da Cidade de Paris 
Théâtre du Parc
Parc Floral de Paris
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
PPGAC-UFBA

GALERIA