BAFAFÁ ECONOMIA: Não basta economizar, tem que investir

Joca Peixoto*

“Para os vencedores,
os fracassos são uma inspiração.
para os perdedores, é uma derrota.”
Robert T.Kiyosaki

O primeiro passo para quem quer alcançar sua independência financeira é começar a economizar. Mas,não basta, tem que investir!

Porque digo isso? Porque se você economizar todo dia (o que já é ótimo) e colocar o dinheiro na poupança, a possibilidade de alcançar sua independência financeira ficará cada vez mais distante. Portanto é preciso fazer a combinação perfeita: poupar e investir. Ah, não se esqueça de doar uma parte dos seus ganhos também.

Assistimos essa semana, o IBGE divulgar o IPCA de setembro (+1,16%) elevando a inflação acumulada nos últimos12 meses para incríveis 10,25%! O maior índice para o mês desde setembro de 1994! Sendo assim, é perder dinheiro (e o tempo não está para isso) deixar o seu suado dinheirinho na poupança. Vou explicar abaixo.

A conta é simples: Com a Selic valendo 6,25% ao ano e a poupança rendendo apenas 70% da Selic, ela terá um rendimento de apenas 4,38% ao ano frente uma inflação acumulada de 10,25%. Entenderam agora como é muito mais fácil perder dinheiro do que ganhar?

Para começar não precisa ter muito dinheiro para investir, com apenas R$ 38,36 você pode adquirir uma fração do Tesouro Direto IPCA+ 2035 que te dará o IPCA + 4,92% o que resultará num ganho anual hoje de 11,82% a.a. e que mesmo descontando o IR incidente sobre o resgate (feito automaticamente pelo seu banco, não precisa se preocupar com isso) fará com que seus investimentos ganhem pelo menos da inflação.

Outra noticia boa é que tal investimento é oferecido por todos os bancos, inclusive pelo banco que você recebe salário. A diferença é que como não é muito rentável para os bancos, não são oferecidos aos clientes. Converse com seu gerente, insista com ele para conhecer mais sobre os vários tipos de Tesouro Direto existentes (atualmente são 11 tipos), falei apenas de um deles para não alongar o texto e a título de exemplo.  

No exemplo acima falei basicamente em proteger seu suado dinheirinho da inflação, agora se você quer além de proteger seu dinheiro da inflação alcançar sua independência financeira, será preciso aprender a investir. Comece com pouco para ir se acostumando com a volatilidade do mercado. Hoje há varias opções para aprender a investir, com muita informação gratuita na internet, lembrando que apesar da volatilidade do mercado, o investimento de longo prazo, para sua aposentadoria, por exemplo, sempre foi historicamente superior (e muito) aos índices de inflação acumulado ao longo dos anos, a história e os números atestam o que estou afirmando.

Complementando a informação, é preciso abrir uma conta numa corretora para investir, nada complicado, há várias opções no mercado, inclusive muitas delas gratuitas, sem cobranças de taxas. Pesquise! 

A mensagem que deixo hoje para vocês é a mesma que repito sempre ao final dos meus textos: Comece a POUPAR, aprenda a INVESTIR e crie o hábito de DOAR uma parte dos seus ganhos.

Um abraço a todos e sucesso na criação desses hábitos de sucesso para alcançar sua independência financeira. Sigo a disposição.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

____

*Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos