BAFAFÁ ECONOMIA: Como anda seu Índice de Saúde Financeira?

Por Joca Peixoto*

“É preciso estimular
a cultura do pagamento
no lugar da dívida.”
Joca Peixoto

Hoje trago mais um índice que ajudará você a controlar sua vida financeira com a ajuda da educação financeira. Dessa vez a ferramenta foi criada somente pela FEBRABAN (a federação dos bancos do Brasil) e está disponível no site https://meubolsoemdia.com.br/.  Lá, será possível responder a um questionário em apenas três minutos e você já saberá qual o seu I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro).

Numa pontuação de vai de 0 a 100, I-SFB foi lançado pela FEBRABAN em julho deste ano, portanto, bastante recente e pouco difundido, tornando-se assim uma ferramenta inédita que apresenta o resultado logo após responder o questionário, com comentários a respeito do seu resultado encontrado. E tem mais, no site também é possível fazer vários cursos online gratuitos sobre temas ligados a educação financeira.

Como não poderia ser diferente, fiz o teste do I-SFB e minha pontuação foi de 55 pontos. E o que isso significa? Bom… Primeiro não estou lá essas coisas né? (ou teria sido muito rígido comigo nas respostas ao questionário), mas segundo informações do próprio site o índice médio do brasileiro adulto é de 57 pontos.

Depois ele faz uma série de comparações da sua média com outros parâmetros pesquisados, vamos a elas:

ÍndiceMinha pontuaçãoMédia brasileira
Minha faixa etária5557
Minha faixa de renda5557
Minha região5557
Minha educação5557
Meu estado civil5557

Em seguida, o resultado da pesquisa avalia quatro medidas que poderá me auxiliar a entender qual será o ponto principal a ser trabalhado para melhorar minha saúde financeira, eis o resultado:

A Habilidade avalia minha capacidade de buscar e entender informações importantes para minha vida financeira.

O Comportamento avalia minhas atitudes principalmente em relação à disciplina e controle das minhas finanças.

A Segurança mede a percepção sobre minha saúde financeira e o estresse que causa em minha vida.

Por último a Liberdade mede a percepção de liberdade financeira proporcionado pela minha situação financeira no presente e para o futuro. Vamos ao resultado:

ÍndiceMinha pontuaçãoMédia brasileira
Habilidade6855
Comportamento8864
Segurança3656
Liberdade2952

Conclusão: Segundo o resultado da pesquisa a minha vida financeira tem alguns momentos de desequilíbrio levando a insegurança sobre meu presente e futuro financeiro levando-me a vivenciar algum estresse no meu ambiente familiar. Lidar com imprevistos financeiros costuma ser um problema. Meus conhecimentos e atitudes financeiros são úteis para o dia a dia e em constante evolução. É comum que eu faça algum malabarismo financeiro para fechar as contas. Que estou focado para adquiri e praticar mais conhecimentos de educação financeira para se organizar, mudar comportamentos, estabilizar minha vida financeira e continuar poupando para investir.

Quer saber o que achei do resultado? Tudo perfeito! Bela radiografia da minha atual situação financeira, encontro-me abaixo da média brasileira, mas com perspectivas de melhoras em médio prazo do meu índice, que, aliás, com a adoção de novas práticas a partir deste resultado seguirei fazendo o teste a cada seis meses para alcançar índices melhores. Recomendo que faça também o seu teste. Será um bom parâmetro para conhecer melhor como anda sua saúde financeira.

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

*Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos em bafafanoticias.com.br