ARCHIDY: Um misto de cultura em 40 anos de trabalho por várias linguagens artísticas

Augusto Magalhães

O artista visual, escritor e multicultural Archidy Picado Filho está completando 40 anos de arte, seguindo os passo do pai, Archidy Picado, que dá nome à galeria onde está expondo parte de sua obra para celebrar a data.

A galeria fica no Espaço Cultural, em João Pessoa, e a obra de Archidy Picado Filho pode ser apreciada de 03 de fevereriro a 04 de março de 2022. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h. Para esta exposição dos 40 anos, a produção executiva é uma parceria com Karla Mahon.

A obra de Archidy Picado Filho é diversificada. Um misto de arte que vai de desenhos,pinturas e cartuns a fotografias e vídeos. Além de obras literárias e atuações como cantor, compositor e arranjador em vários trabalhos autorais. Archidy é um inquieto, que encontra na arte a melhor maneira de se expressar.

Realizada por meio da Gerência de Artes Visuais da Fundação, a exposição é remanescente do Edital de Ocupação dos Espaços Expositivos lançado em 2019. “A presidência da Funesc entende, com base em parecer da procuradoria jurídica, que é possível a gente manter o resultado do edital, sobretudo em função de que ele foi interrompido por conta da pandemia. Não só o edital de 2019, quanto o de 2020 terão os seus resultados mantidos e assim, cumprirmos esse compromisso com os artistas selecionados”, explicou o presidente da Funesc, Pedro Santos. 

A exposição mostra parte do que o artista realizou no âmbito das artes ao longo de 40 anos de produção artística.  Entre quadrinhos, cartuns, ilustrações, desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, músicas e literatura, Archidy Filho pretende mostrar um pouco de tudo o que seu legado cultural foi capaz de lhe motivar a produzir. Enquanto quadrinista, teve suas primeiras tiras publicadas no jornal A União, aos 14 anos. 

É filho do professor universitário, crítico de arte, pintor e cineasta Archidy Picado – cuja homenagem póstuma lhe rendeu nome à galeria de arte da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), onde se realizará a exposição. 

Em memória do pai, Archidy Picado Filho destinará espaço da exposição para a montagem de um pequeno memorial, onde constarão algumas das muitas obras do desenhista e pintor Archidy Picado. 

QUEM É

Archidy Picado Filho.
Foto: Divulgação

Archidy Picado Filho nasceu em João Pessoa, PB, em 1961. Filho e neto de artistas, desde muito cedo se dedicou às Artes Plásticas, à Música e à Literatura. Iniciou sua carreira artística aos 14 anos, como desenhista de histórias em quadrinhos, posteriormente dedicando-se às artes visuais de modo geral. Ministrou cursos de Iniciação ao Desenho Artístico e ganhou prêmios em salões e concursos. Apaixonado pela Arte em suas várias expressões, no fim dos anos 1970 realizou experiências com animação em bitola Super-8. Esteve entre os da primeira equipe de trabalho da TV Paraíba, filiada à Rede Globo, na cidade de Campina Grande (PB).

SE LIGUE

ARCHIDY PICADO FILHO: 40 ANOS DE ARTES

Local: Galeria de Arte Archidy Picado (Espaço Cultural)

Visitação: 03 de fevereiro a 04 de março

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 21h

Redação Bafafá com informações de assessoria

Biografia do site: http://www.memorialhqpb.org/