Livro FERNANDO TEIXEIRA: a intuição criativa será lançado nesta quarta na Livraria A União

Fernando Teixeira em foto para a capa do livro “A Intuição Criativa”. Foto: Divulgação

Augusto Magalhães

Bafafanoticias – Fernando Teixeira: a intuição criativa. Eis o título do livro que trata do percurso teatral e os métodos de trabalho do ator, dramaturgo e diretor paraibano Fernando Teixeira entre os anos 1960 e 1990. O livro é de autoria de Luciana Dias, sai pela Editora A União e será lançado nesta quarta-feira, 4, às 19h00, na Livraria A União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Segundo Luciana Dias, a produção de Fernando Teixeira destaca-se por utilizar textos de dramaturgos locais como W.J.Solha, Orris Soares, Paulo Viera e o próprio Fernando Teixeira e uma prática educacional voltada à aprendizagem do “fazer teatral”. “Foi a partir do questionamento sobre o teatro que era feito em João Pessoa há cerca de cinco décadas que resolvi registrar e realizar uma viagem no percurso teatral e processo de trabalho de Fernando Teixeira, “encenador que possui mais de sessenta anos de atuação no estado da Paraíba”, afirmou.

No prefácio, W.J.Solha escreve que “Luciana Dias situou vida e obra do nosso personagem no teatro brasileiro, e em seguida, no paraibano, com precisão. Com mais precisão ainda, fez um levantamento de todas as técnicas assimiladas e, muitas vezes, aperfeiçoadas por esse dramaturgo sempre ávido se conseguir ou estabelecer novos meios, os mais revolucionários ou eficientes, para levar cada espetáculo que montava ao máximo de suas potencialidades”.

O início da atividade teatral de Teixeira, nos anos de 1960, em São Paulo, e o momento histórico na qual se desenvolve, inclusive na Paraíba, são destaque na primeira parte do livro. A segunda parte aborda “as atividades de destaque do encenador, seguindo os comentários realizados pela crítica” e as informações disponibilizadas por ele. Na terceira parte, a autora exemplifica e comenta o processo de produção de Fernando Teixeira com exercícios que ele utiliza na preparação enquanto ator. A parte final é dedicada ao fazer do encenador, tratando de como seu trabalho foi estruturado, relacionando cada fase com as encenações e caracterizando cada uma delas.

A publicação é uma adaptação do texto escrito por Luciana Dias como monografia da Especialização em Teatro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A versão publicada em livro recebeu como acréscimo entrevistas concedidas por Fernando Teixeira, Zezita Matos, Ednaldo do Egypto e Breno Mattos, além de informações oriundas de reportagens de jornais. A autora é arquiteta e urbanista, arte educadora, além de Mestre em Artes Cênicas e doutorando em Ciências da Informação.

SERVIÇO
Data: 04/10 (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Livraria A União – Praça do Povo do Espaço Cultural – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB
Preço do livro: R$ 60

Redação Bafafá com informações da Secom/PB