UTOPIA: Pedro Nunes ganha livro sobre sua trajetória acadêmica

O livro “Mestre da Utopia” é lançado “em rede’ nesta quinta e está disponível para baixar. Fotos: Divulgação

Augusto Magalhães

Um livro produzido durante a pandemia. Uma história a ser contada, muitas lutas a serem ditas. A utopia, a trajetória acadêmica e a produção bibliográfica e audiovisual do professor Pedro Nunes, que em novembro de 2020 conquistou o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Assim é livro “Mestre da Utopia: fragmentos de uma caminhada polifônica”, uma produção conjunta da Universidade de Brasília (UnB) e UFPB, organizada pelo professor Elton Bruno Pinheiro (UnB), com os selos da RIA Editorial e Editora do CCTA-UFPB.

O livro tem lançamento nesta quinta-feira, 18, em uma Ação de Rede, e já está disponível para baixar através do link: https://mestredautopia.files.wordpress.com/2021/11/mestre-da-utopia-versao-completa-final.pdf

Segundo o professor Pedro Nunes, a coletânea organizada por Elton Bruno Pinheiro traz opiniões diversificadas de pessoas que acompanharam sua trajetória.

“O livro dispõe de 43 olhares de pesquisadoras, pesquisadores, jornalistas e cineastas do Brasil e América latina. A edição é entrecortada por fotos e frases de minha autoria em diferentes épocas”, destacou.

Participação da Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB

A iniciativa acadêmica envolve quatro Grupos de Pesquisa da UFPB e UnB e a participação do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. “Estou muito feliz e honrado com essa obra gigante constituída por posicionamentos e reflexões carregadas de sabedoria e humanidade”, disse o professor Pedro Nunes.

Na coletânea, pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e América Latina destacam aspectos da caminhada acadêmica de Pedro Nunes e enfatizam as relações intensificadas com diferentes universidades, desenvolvimento de projetos integrados na esfera do ensino, pesquisa e extensão, além de análises pontuais sobre vídeos, filmes, livros e projetos multimídia.

“O livro não é necessariamente biográfico e há quebras temporais em determinados textos-relatos carregados de afetos e criticidade. Nessa obra pude colaborar como supervisor que operou com o cotejo de informações, fez checagens de documentos e concedeu várias entrevistas dimensionando episódios relacionados à minha carreira universitária e atuações no exterior”, pontuou.

Frases e momentos

Há, ainda, como parte da referida obra um conjunto de frases autorais selecionadas sem a interferência do pesquisado e frases de outros pesquisadores sobre facetas do trabalho de Pedro Nunes.

“Fiz questão de assinar o projeto gráfico do livro mas lembro que contamos com uma equipe editorial afinada envolvendo revisores, designer, tradutores e diagramador”, disse.

O livro também evidencia os diversos protagonismos de todos envolvidos e destacam as vivências acadêmicas em comum com cada participante.

“Tenho a honra de poder partilhar essa coletânea que enfatiza as memória coletivas pontuadas pelo rigor das informações, reconhecimentos acadêmicos, afetos e a generosidade de cada pessoa envolvida”, concluiu o professor Emérito da UFPB, Pedro Nunes.