ÚLTIMA CHANCE: Termina nesta sexta inscrição para oficina Poéticas da Dramaturgia Circense

Diocélio Barbosa ministra oficina pela Mostra de Arte e Cultura do Sesc RN. Foto: internet/site do artista

Augusto Magalhães

Atenção amantes das artes circenses em todo o mundo! Estão abertas somente até esta sexta-feira, 24, as inscrições online para a oficina (100% online e grauita) intitulada POÉTICAS DA DRAMATURGIA CIRCENSE – UM LABORATÓRIO DE ESCRITA PERFORMATIVA, com o diretor, artista circense e pesquisador Diocélio Barbosa (PB/Brasil).

A oficina faz parte da programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura do SESC/RN e será realizada de 27/09 a 04/10, Via Meet, com aulas síncronas e assíncronas, ou seja, com conteúdo ao vivo e uma parte gravada.

Para fazer sua inscrição basta acessar o link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=9E7Sg9cfkUeKIrfnqD2dci4tka13vgxAt3kqEz7PMLBUQThSOEFYQ0cwSjJPRzk3UklXQzFaR0NSUy4u

Diocélio Barbosa

POÉTICAS CIRCENSES

A vivência abordará a pluralidade das teorias e práticas das criações e composições dramatúrgicas relativas às poéticas circenses. Serão selecionados 20 criadores para um mergulho imersivo em uma experiência laboratorial, na qual visa a concepção de uma escrita performativa circense inédita por meio de procedimentos desenvolvidos pelo artista-pesquisador Diocélio Barbosa.

​O laboratório possui dois eixos centrais: a relação com o corpo-espaço a partir da prática site-specific (espaço específico) e com o corpo-matéria através de investigações desenvolvidas através das materialidade escolhidas pelos participantes (podendo ser um aparelho circense convencional e/ou uma materialidade não-convencional). 

​Os criadores-circenses deverão enviar no ato da inscrição, uma carta de intenção dramatúrgica, redigida em até 10 linhas, expressando o seu desejo pessoal em participar da experiência investigativa. É importante que a carta traga a história do espaço escolhido para desenvolver a prática, assim como a(s) materialidade(s) que será(ão) utilizada(s) como dispositivo(s) para a criação.

METODOLOGIA

  1. A experiência será desenvolvida 100% online, a partir de exposições teórico-reflexivas, apreciação de imagens de vídeos, discussões em grupo e atividades práticas que abordam exercícios que visam problematizar aspectos dramatúrgicos de experimentos cênicos circenses.
  2. As aulas serão ministradas de forma síncrona e assíncrona. Na fase da elaboração dos projetos dramatúrgicos os participantes serão acompanhados tanto em grupo como individualmente. Cada conteúdo corresponderá a um módulo e os participantes passarão por todos na perspectiva de uma formação global.
  3. Serão criadas pastas na ferramenta do Google Drive para cada participante. Nesses espaços, a cada exercício desenvolvido durante o curso, os participantes depositarão os materiais pessoais produzidos. Ao final, o acervo de atividades produzido ao longo do curso será organizado em um formato de diário de campo, a fim de guiar a  criação da proposta dramatúrgica de cada participante. No final o participante apresentará o seu projeto de forma oral e prática através de uma cena.  
Diocélio Barbosa e Mélanie  Maurice – CNAC  (França/2021). Foto: ​Henri Bruère-Dawson

_____

Da redação Bafafá com texto de apoio do site: https://www.arlequinoproducoes.com/