Se tem vírus, não tem folia!

Ponto de Cem Réis, com o Bloco Cafuçu, em 2020. Foto: Internet/Sem informação sobre autoria

Augusto Magalhães

Esse ano não tem carnaval! Assim como ocorreu em 2021, o projeto Folia de Rua foi cancelado também em 2022 por causa da pandemia do coronavírus, que agora surge com a nova variante Ômicron e se espalha pelo mundo.

Os novos casos de Covid-19, além de uma epidemia de gripe H3N2, fizeram com que a Associação Folia de Rua, em reunião relizada na manhã desta segunda-feira, 17, decidisse pelo cancelamento do projeto.

A princípio, a Prefeitura de João Pessoa, tinha cancelado o evento em área aberta, mas autorizado a festa em locais mais reservados, com um público menor. Então, o Folia de Rua seria realizado de forma presencial no Espaço Cultural, mas com o crescimento de testes positivos para Covid-19 e os perigos de novas infecções, a Associação Folia de Rua, desistiu da proposta. Veja a Nota expedida pela Associação:

NOTA

A Diretoria da Associação Folia de Rua vem a público comunicar que, diante da realidade de continuidade do enfretamento a atual crise sanitária, decide cancelar o evento que seria realizado de forma presencial no Espaço Cultural entre os dias 17 e 26 de fevereiro. A decisão foi tomada pela diretoria e referendada em assembleia geral da associação.

A Folia de Rua está consolidada como maior evento carnavalesco da capital Paraibana, responsável por proporciona incremento na economia da cidade, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. É uma manifestação cultural viva, democrática, inclusiva e plural, que pulsa efervescência e alegria nos corações paraibanos, sobretudo dos pessoenses, portanto uma chama que não se apaga.

Somos gratos pela compreensão da população pessoense. O presidente Sergio Nobrega promete, juntamente com sua diretoria, apresentar em breve o Projeto Folia Com Vida, voltado ao fortalecimento da cultura com ações criativas e sem aglomeração, promovendo defesa da vida e da saúde durante a tradicional semana do pré-carnaval.

Agradecemos especialmente ao gesto de grandeza do prefeito Cícero Lucena, que de forma inédita nos convidou sentar à mesa de reunião para partilhar da construção de caminhos e soluções para nosso movimento, além de garantir o apoio institucional através da Fundação Cultural de João Pessoa, que tem a frente o competente e dinâmico gestor, prof. Marcus Alves. E ao Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevedo e do Diretor Presidente da FUNESC, Pedro Santos que garantiu com presteza a parceria e o apoio.