SANTA LUZIA faz festa e SERRA DO TALHADO abriga II Festival de Cultura Quilombola da Paraíba

Serra do Talhado, em Santa Luzia, onde acontece o II Festival de Cultura Quilombola. Fotos: Zeca Wallack/Divulgação

Bafafanoticias (Da redação) – O município de Santa Luzia, sertão paraibano, a 265 Km de João Pessoa, está vivendo um fim-de-semana de festa. Na quinta-feira, 24, a cidade comemorou 151 anos de emancipação política com atividades religiosas, desfiles cívicos, e shows em praça pública.

Agora chegou a vez da segunda edição do Festival de Cultura Quilombola realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, será realizado neste domingo, 27, das 08h00 às 18h00, no Quilombo Serra do Talhado, que fica localizado na zona rural da cidade, a 18 Km de Santa Luzia.

O clima de festividade, no entanto, já começa neste sábado, 26, quando a praça central de Santa Luzia vai virar palco para várias apresentações culturais a partir das 20h00, incluindo a exibição do filme “Aruanda”, de Linduarte Noronha, que foi lançado em 1960 e rodado na Serra do Talhado. Também será exibido o filme ‘Céu’ (que conta a história da louceira e líder comunitária Maria do Céu, filme contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc), e haverá apresentAções de grupos de dança e música.

No domingo, na Serra do Talhado, o palco do pavilhão que foi montado no centro do Quilombo, vai receber mais de 30 atrações, entre forrozeiros, grupos de dança, pontões, reisado e outras expressões culturais mantidas pelas comunidades quilombolas.

Tendas vão expor artesanato quilombola, em destaque as louças produzidas pelas mulheres do Talhado. Também venderão comida e outros itens durante o Festival. O evento tem início às 08h00 e vai até às 18h00. A entrada é gratiuta.

Nesta segunda edição, o evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santa Luzia e da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana. Para realização do Festival, a Prefeitura reformou escolas no quilombo, fez terraplanagem no entorno da área e melhorou o acesso à comunidade, que fica a 18 km do centro urbano de Santa Luzia.

COMO CHEGAR

Para chegar à Comunidade Quilombola Serra do Talhado, o percurso é de 18 km a partir da BR-230, na entrada vicinal à direita de quem sai de Santa Luzia.

Parte da estrada recebeu terraplanagem das empresas eólicas que atuam na região. Outra parte da estrada recebe obras da Prefeitura Municipal de Santa Luzia.

Placas indicativas serão colocadas ao longo do trajeto pela equipe da Secult-PB, que também coordenará a montagem da estrutura do evento no alto da serra.

IMAGENS

Redação Bafafá com texto de assessoria – SecultPB

Fotos: Zeca Wallack/Divulgação SecultPB