PARAHYBA RIO MULHER volta ao Centro Histórico com espetáculo gratuito neste sábado em JP

Parahyba Rio Mulher: apresentação hoje a partir das 15h30, no Centro Histórico de João Pessoa

Bafafanotícias (Da redação) – A agenda Bafafá traz mais uma opção – imperdível e gratuita – de teatro para este sábado em João Pessoa.

Turistas e pessoenses que visitarem o Centro Histórico de João Pessoa na tarde deste sábado, 14, terão uma grata surpresa e poderão apreciar um belo espetáculo em plena praça pública. A performance Parahyba Rio Mulher inaugura uma nova fase e será apresentada a partir das 15h30, gratuitamente, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves – em frente ao prédio do Hotel Globo.

O espetáculo Parahyba Rio Mulher, que também originou o nome do grupo de teatro formado por Cely Farias, Gabriela Arruda, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá, fez a sua primeira exibição pública em 2018, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves – Centro Histórico de João Pessoa.

“Neste sábado, dia 14 de janeiro de 2023, a performance volta ao local de estreia para inaugurar uma nova fase de sua história, amadurecida e acrescida de diversas camadas construídas nesses quase cinco anos de resistência. Após viajar por grande parte do Brasil, retornar ao lugar onde tudo começou significa retomar o fôlego ao lado de quem acompanha o grupo desde o início e marca a esperança nesse novo tempo de democracia”, disse a atriz Celyy Farias.

A última apresentação do espetáculo na cidade foi há quase um ano, em março de 2022, ocasião que definiu a volta do grupo às sessões presenciais após o período de isolamento pela pandemia de covid-19.

Contexto histórico e a força da mulher
Parahyba Rio Mulher se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da cidade da Parahyba, durante a Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista do episódio que alterou os rumos da História da Paraíba e do Brasil, e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa.

À trajetória de Anayde, mulher que desafiou padrões em uma sociedade paraibana conservadora de quase cem anos atrás, conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas.

Na montagem, o elenco apresenta Anayde e a ancestralidade é colocada em evidência, revelando não apenas um histórico de silenciamento e violência contra a mulher, que perpassam gerações, mas também reverenciando a força do sagrado feminino que conecta e convida a resistir e continuar as jornadas.

Serviço
Espetáculo Parahyba Rio Mulher
Quando: Sábado,14 de janeiro, às 15h30min
Onde: Largo São Frei Pedro Gonçalves, Centro Histórico, João Pessoa-PB.
Preço: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @parahybario
Contato: (83) 99624-8498

Redação Bafafá com texto de assessoria do espetáculo