CONFRARIA DE MALAGRIDA: O beco tem saída com cultura, arte e apoio!

Artistas se apresentam nesta sexta-feira na Confraria da Malagrida. Fotos: Divulgação.

Por Ulisses Barbosa

Um logradouro histórico, uma ativista incansável, parceiros comprometidos com a arte e a cultura, elementos que em qualquer cidade histórica seriam suficientes para atrair um olhar especial do poder público.

Esta combinação existe em João Pessoa e tem como palco central as escadarias do Beco da Malagrida no Centro histórico da capital. No passado, o Beco Gabriel Malagrida ligava a cidade alta a cidade baixa, hoje serve de palco para a cultura.

Para Ednamay Cirilo e alguns abnegados artistas e empresários – Grupo Varadouro Cultural – apaixonados pelo Beco de Malagrida, o esforço para revitalização daquele espaço vem desde 2005 com a criação da Confraria do Beco da Faculdade, e mais tarde, em 2007, com a criação da ACRAA – Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul com o objetivo de captar recursos e incentivos de leis voltadas para a cultura.

Pelo beco passa cultura popular, carnaval, música, literatura e outras expressões artísticas. A prova dessa resistência se materializa na última sexta feira de cada mês com apresentações culturais e lançamentos de livros.

Nesta sexta, 27, a partir das 18h00, mais uma vez a confraria junta forças e leva a arte para a escadaria mais famosa da cidade.

Fechando o mês de maio, a confraria recebe grupos de artistas de variadas tendências, com a seguinte programação totalmente gratuita. (confira a programação no final da matéria).

O Beco de Malagrida resiste com seus confrades e confreiras que compreendem que a cultura é a melhor saída para repaginar o Centro Histórico. Que a saída do beco passa pelo reconhecimento do poder público dos esforços empreendidos por Ednamay e seus companheiros em manter viva a história da cidade. O Beco da Malagrida mostra a saída que o poder público precisa enxergar.

PROGRAMAÇÃO

18h00 – Grupo de Dança Afro Para os Orixás, Sueli Sousa e Julio Mola;

19:00hs – Maracastelas, grupo de maracatu do Universo Feminino;

19:30hs – lançamento de livros dos escritores; Nelson Barros,  Renan Neo Cangaço , Hermano Almeida Falcone , Fábio Mozart da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Rodolfo Athayde

20:00hs – II MOSTRA AUDIOVISUAL PARAIBANO DO BECO DA FACULDADE

21:00hs – Música e Poesia com “Molduras Poéticas”: Carlyto Campos, Jorge Negão, Teresa Helena Bernardo, Zezita Matos.

Voz e Violão – Alcântara de Alcântara, PS Carvalho, Naila Hojaij, Adeildo Vieira e fechando a programação DJ Claudinha Aires das Bandas de Parahyba.

BAFAFÁ ORIENTA – ONDE FICA?

Para quem não é de João Pessoa ou é, mas não se liga no Centro Histórico, o Beco de Malagrida fica nas escadarias ao lado da antiga Faculdade de Direito, na Praça João Pessoa, É muito fácil chegar: tem a Assembléia Legislativa quase em frente ao prédio da antiga Faculdade, que fica lado a lado com o Palácio da Redenção. Não tem erro. Simples assim!

Redação Bafafá. Colaboração do jornalista Ulisses Barbosa