Museu Casa de Cultura HERMANO JOSÉ será aberto nesta sexta

O museu fica na casa onde o artista viveu, no Bessa, em João Pessoa. Fotos: Francisco França/Reprodução da internert

Augusto Magalhães

Uma nova casa de arte será aberta em João Pessoa. A esperada Casa de Cultura Hermano José, administrado pela Universidade Federal da Paraíba, será inaugurada nesta sexta-feira, 1º de julho, às 16h00, com entrada gratuita. A Casa fica localizada na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805, Jardim Oceania (Bessa).

Por ocasião da inauguração haverá apresentação do Coral Gazzi de Sá, sob regência do maestro Eduardo de Oliveira Nóbrega. O Coral é ligado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPB).

Além da apresentação musical, duas exposições serão inauguradas na sexta-feira, junto com a abertura da Casa. A primeira, intitulada “Ao mestre com carinho”, traz gravuras de alunos de Hermano José que passaram por suas aulas e pelo Atelier de Gravura em Metal do Departamento de Arte e Comunicação, criado pelo artista em 1985.

A primeira exposição tem a curadoria de Bertrand Martins, Bernardina Freire e Alexandre Santos, e é composta por trabalhos dos artistas Alpidio João de Oliveira, Carlos Antônio Lacerda, Carlos Machtoub, Fernando Dantas, Francisco Palitot, Gutemberg, Hermano José, Ivanusa Pontes, José de Arimatéia, Miriam Herr, Nilde, W. Azevedo e Walter Wagner.

A segunda exposição, intitulada “Hermano e os artistas: prazer em compartilhar”, tem curadoria do professor Gabriel Bechara e é oriunda do acervo da Pinacoteca UFPB, criada por Hermano José em 1987. A coletiva é composta por telas de amigos que tiveram grandes histórias pessoais ao lado do artista.

Hermano José orientou ao menos três gerações de artistas plásticos paraibanos, para os quais abriu diversas portas no mundo das artes. Ele foi fundamental nas trajetórias de nomes que, hoje, são expoentes das artes visuais. Compõem essa exposição Alexandre Filho, Archidy Picado, Clóvis Jr., Flávio Tavares, Fred Svendsen, Ivan Freitas, José Pagano, Josenildo Suassuna, Marlene Almeida, Martinho Patrício, Miguel dos Santos e Walter Wagner.

Redação Bafafá com texto do instagram de Madrilena Feitosa