Hoje é dia de entrega do PRÊMIO EDNALDO DO EGYPTO aos melhores do TEATRO em 2022

Letícia Rodrgues na solenidade de entrega do Prêmio Ednaldo do Egypto em 2022. Foto: Divulgação

Augusto Magalhães

Em João Pessoa, o dia será de homenagens e entrega de prêmios para a classe artística. A atriz e diretora Letícia Rodrigues comanda nesta terça-feira, 02 de maio, a partir das 19h00, a solenidade de entrega do Prêmio Ednaldo do Egypto. A premiação acontece no Teatro Ednaldo do Egypto (Rua Maria Rosa, 284 – Manaíra) do qual Letícia é a gestora.

Esta é a segunda edição do Prêmio Ednaldo do Egypto e o evento tem o apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) do Município e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“A premiação faz alusão à semana do trabalhador e reconhece o trabalho realizado no meio cultural pessoense no ano de 2022. Quero agradecer ao Prefeito Cícero Lucena que abriu as portas do teatro Ednaldo do Egypto, que é um lugar de todos e para todos os artistas e para a população paraibana”, ressaltou a diretora Leticia Rodrigues.

Ainda de acordo com Letícia Rodrigues, esse é um momento de enaltecer os artistas pessoenses que, em 2022, mesmo em momentos de incertezas devido à pandemia, promoveram sim muita arte e cultura. “Foram mais de 30 espetáculos no Teatro Ednaldo do Egypto, de grupos, companhias e coletivos diferentes. E nessa Terça feira dia 02 iremos conhecer os destaques do ano”, explicou a diretora do teatro.

Escolha da platéia

São quatro categorias que irão contemplar a premiação: stand up comedy, teatro infantil, teatro adulto e teatro comédia. Os premiados foram escolhidos pela própria plateia. Ao final de cada espetáculo a direção do Teatro Municipal selecionava três pessoas, de forma aleatória, para votarem na melhor maquiagem, figurino, direção, trilha sonora, figurino, ator , atriz, entre outras categorias.

“Queremos enaltecer os artistas através dessa premiação em memória do criador que dá nome ao Teatro Ednaldo do Egypto. O criador do próprio tablado. Queremos abraçar, contemplar, esse mundo da classe artística que passou pelo teatro no ano passado. Será tipo um Oscar paraibano. Quero agradece imensamente à Sedec em nome da Professora América de Castro pela confiança dada na gestão do teatro Ednaldo do Egypto”, destacou Letícia Rodrigues.

Em 2022 foi bastante produtiva a noite da premiação. Agora em 2023 iremos enaltecer os artistas que passaram pela casa em 2022 . “A ideia é de uma forma justa valorizar quem produz arte na nossa capital. Esse ano teremos também premiações para grupos de fora do estado como Pernambuco – o grupo Amotrans – e São Paulo com o espetáculo Amarrotada da atriz Melina Marchetti”, destaca a diretor. O Ednaldo do Egypto ganha visibilidade com artistas de fora trazendo espetáculos e popularizando ainda mais essa casa de espetáculos Brasil afora.Teremos também a categoria show stand up comedy”, finalizou.