FORRÓ e POESIA: Projeto com repentistas e banda de forró estreia neste sábado no Manga Rosa

Gabriel Caminha, da Banda Forró do Candeeiro, toca no Projeto Forró e Poesia neste sábado. Foto: Reprodução/Facebook

Augusto Magalhães

Que tal uma noite regada a poesia e muito forro? Essa mistura está sendo proposta pelo projeto “Forró e Poesia”, com produção do jornalista Fernando Patriota, e estreia neste sábado, 21, a partir das 20h00, no palco do Manga Rosa Arte Bar (Av. Campos Sales, 153 – Bessa, João Pessoa). Os ingressos custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos através do aplicativo Sympla ou no local do evento.

Para a estréia, simplesmente o grupo Forró do Candeeiro e os poetas populares Antônio Costa e Evaldo Filho. O Forró do Candeeiro é uma versão compacta do Candeeiro Natural, uma banda paraibana de reggae com elementos da música nordestina. O grupo vem com repertório do autêntico forró, na base de sanfona, triângulo e zabumba, além de canções próprias em versões atualizadas.

Evaldo Filho. Foto: Divulgação

Evaldo Filho, mais um poeta popular que estará na programação do Projeto “Forró e Poesia”, nasceu na cidade de Sumé-PB e foi batizado como Cleyson Silva Estendio, recebendo apenas posteriormente o “nome artístico” – que o deixou mais conhecido no universo da cantoria – em homenagem a seu pai, Evaldo Severino, também repentista e criador do projeto Calçada do Repente, um espaço destinado ao encontro de cantadores e admiradores dos versos improvisados em Sumé. 

O poeta Antônio Costa é natural de Guarabira (PB) e começou a cantar com 13 anos de idade, por incentivo do seu pai. Repentista de mão cheia, o cantador já participou e venceu vários congressos e se apresentou ao lado de grandes nomes do repente, a exemplo de Oliveira de Panelas, Ivanildo Vila Nova, Daudete Bandeira, Sebastião Marinho e José Saturnino, o “Andorinha”.

Mais duas edições do projeto estão previstas para os dias 4 e 18 de junho no Manga Rosa Arte Bar. A programação ainda será divulgada pela produção do evento.