FESTIVAL ALUMIÔ comemora 10 anos da Vila do Porto com shows gratuitos neste sábado em JP

Sanhauá Samba Clube é uma das atrações deste sábado no Festival Alumiô, no Centro Histórico de João Pessoa. Foto: Rafael Passos/Divulgação

BAFAFANOTICIAS (Da redação) – O Festival Alumiô é um presente da Vila do Porto que comemora 10 anos de atividade no Centro Histórico da capital. Especialmente no sábado, dia 24, a programação é gratuita no Largo São Pedro Gonçalves, em frente a Vila do Porto a partir das 17:00. E as atrações são: Os Fulanos, FurmigaDub e Sanhauá Samba Clube.

Como iniciou na quinta-feira, o Festival já pode ser considerado um sucesso de público e repercussão. “Claro que a nossa expectativa de público sempre foi das melhores, mas quando a gente coloca o evento pra acontecer que conseguimos dimensionar o impacto que já está causando nas redes sociais, imprensa, entre os artistas e consequentemente na cena cultural paraibana”, comenta Ramón Suares proprietário da Vila do Porto e curador do evento.

A iniciativa do projeto vai além da vontade de comemorar os 10 anos da Vila, mas principalmente para celebrar a volta dos eventos pós pandemia, a resistência da cadeia e ainda movimentar e dar visibilidade a ocupação do Centro Histórico da capital.

“A gente está sempre se movimentando, trabalhando, fazendo a coisa acontecer no Centro Histórico da cidade. Então agora com o ALUMIÔ vamos ter mais um ambiente para dar visibilidade e valorizar o Centro Histórico provocando a consciência e estimulando a ocupação das casas e praças que estão no centro”, diz a cantora Polyana Resende que comanda o Sanhauá Samba Clube.

Além das atrações musicais no palco será inaugurada a Ferinha Alumiô que é uma parceria com a Rede de Afroempreededores da Paraíba (a RAEPB – @feiraafropb.raepb) partir das 15h no prédio da IAB-PB e contará com gastronomia, Tatuagem, Artesanatos, Cosméticos, Jardinagem e entre outros produtos criativos de empreendedores
pessoenses.

Sobre as atrações
Os Fulanos


Grupo musical composto por Lucas Dan (Sanfona), Jader Finamore (Cavaquinho), Thiago Melo (Zabumba) e Betinho Lucena (Triângulo). Apaixonados pela cultura tradicional nordestina, formaram uma sonoridade ímpar, misturando a tradição com a personalidade artística de cada um dos integrantes, trazendo também a poesia nordestina em seus
shows com um toque pop contemporânea.

Os fulanos faz show neste sábado no Centro Histórico de João Pessoa no Festival Alumiô. Foto: Ana Moraes/Divulgação

Sanhauá Samba Clube
Projeto de samba que acontece desde 2012 semanalmente na Vila do Porto se tornanado um referencial do samba paraibano. É uma junção de grandes músicos sambistas de João Pessoa: Kojak do Banjo, Polyana Resende, Potyzinho Lucena, Erandir Oliveira, Alisson Cavalcanti e Luis Humberto. Alem de grande sucessos de compositores nacionais, o
projeto tbm apresenta muito samba autoral da Paraiba.

Furmiga Dub
Produtor de música autoral marginal eletrônica do nordeste, fazendo o encontro da cultura popular nordestina, seus instrumentos, ritmos, batidas e timbres com o efervescente bass brasileiro e seus beats graves e pesados com influências afro e indígenas, sua cultura surgida da mata e referências tropicais e parte de ritmos como coco de roda, ciranda, caboclinho, maracatu.

Sobre a Vila do Porto
A casa com capacidade para 200 pessoas, também funciona como restaurante com 28 meses para atendimento (15 internas e 13 externas). Ainda disponibiliza para os artistas estrutura de sonorização, com som tipo 2 que atende eventos de pequeno e médio porte.

Texto: assessoria do evento

Fotos: Divulgação