Exposição MIRABEAU E SEU TEMPO será aberta nesta quarta no Casarão 34, em João Pessoa

Bafafanoticias (Da redação) – AFundação Cultural de João Pessoa (Funjope), órgão ligado à Prefeitura da Capital, abre, nesta quarta-feira (07), a partir das 19h, a exposição ‘Mirabeau e seu tempo’.

A mostra do artesão, escultor e pintor paraibano Mirabeau Menezes é gratuita e fica aberta para visitação até 20 de janeiro de 2023. A Galeria Casarão 34 (localizada na Praça Dom Adauto – Centro Histórico de João Pessoa) funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. A exposição também estará aberta aos sábados, das 9h às 13h.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que a exposição tem um significado importante porque faz parte de uma programação elaborada pela Fundação que começa agora em dezembro e segue durante o Verão.

Ele observa que as ações acontecem de forma integrada no Casarão 34, Casa da Pólvora e Hotel Globo, de maneira que o morador de João Pessoa e o turista possam ter programações artísticas e culturais. “O Mirabeau tem um trabalho significativo nas artes visuais de João Pessoa e da Paraíba. Tem um reconhecimento forte e nós abrimos essa temporada com ele”, acrescenta.

Com seus tons fortes e cores vibrantes, Mirabeau prima por traços abstratos e imagens figurativas que dão vida ao universo criativo do artista, que nasceu em João Pessoa num ambiente mesclado por música e poesia. Filho do saxofonista Joaquim Ferreira, desde cedo foi estimulado para as artes. A inspiração vem da infância, da vida e também de famosos como Van Gogh a Picasso.

Nome consagrado na arte e na cultura paraibana, Mirabeau Menezes iniciou a carreira na década de 1980 e, desde então, realizou diversas mostras e exposições no Brasil e no exterior. Suas obras passeiam pela pintura, desenho, escultura e também incluem oficinas realizadas em Portugal, Espanha e França.

Na escrita, lançou, em 2015, ‘Mirabeau, Maria das Louças’, em edição assinada com o selo do Sesc. Em 1985, ganhou o Prêmio Pirelli de Pintura. “Forma e clareza, harmonia e leveza, equilíbrio e beleza espelham e revelam canção e simplicidade, emoção e plasticidade, razão e maturidade. São esses os vastos laços e passos de Mirabeau e seu tempo”, afirmou o poeta Juca Pontes sobre a obra de Mirabeau.

Redação Bafafá com texto de Lucilene Meireles/Assessoria PMJP

Fotos: Divulgação