Estudantes participam de oficinas para montar a PAIXÃO DE CRISTO em GURINHÉM

Coreógrafo Marcos Brandão em momento de oficina para a montagem da Paixão de Cristo de Gurinhém. Fotos: Divulgação

Augusto Magalhães

O município de Gurinhém, a cerca de 80 quilômetros de João Pessoa, está movimentada em sua área cultural nesses dias que antecedem a Páscoa. Isso porque alunos da rede pública municipal estão participando desde o início do mês de oficinas de teatro, dança e maquiagem. O objetivo é montar o espetáculo da Paixão de Cristo, que será apresentado ao ar livre no pátio da Igreja.

O espetáculo contará com a participação de 120 pessoas entre alunos e alunas da Rede municipal, artistas locais e a comunidade. O projeto tem a aprovação do prefeito de Gurinhém, Tarcísio Saulo de Paiva; da secretária de Educação, Rosângela Régis e do gestor de Cultura do município, João Paulo Macedo.

“O Drama da Paixão de Cristo” será apresentado no dia 07 de abril, às 20h00, no pátio da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição e conta com o apoio do Pe. Severino Ramos Barbalho.

“As oficinas vêm propor o enriquecimento cultural local, buscando também formar um público mais crítico e criativo como resultado desse projeto. O texto que conduzirá o espetáculo “O Drama da Paixão de Cristo” será o Auto de Deus do ator e diretor Everaldo Vasconcelos”, destacou o professor de arte e bailarino Marcos Brandão.

Como será o espetáculo

A direção do espetáculo é de Misael Batista e a assistência de direção é de Cleiton Teixeira, que também viverá o papel de Cristo. A narrativa é representada por dois atores que se revezam no papel de Jesus na cruz, plano da realidade e de Jesus no plano da memória.

A partir da cruz, o Cristo que, ao mesmo tempo que narra, também conversa com a plateia, revive através de flashback a sua história: do nascimento à ressurreição. A narração psicológica proporciona momentos de extrema emoção numa interação com a plateia porque se identifica com situações semelhantes entre o Cristo e os espectadores.

O texto de Everaldo Vasconcelos se tornou um clássico de montagens em João Pessoa e outras cidade e consiste em apresentar um Jesus humanizado em sintonia com o sagrado, proporcionando catarses entre uma cena e outra, principalmente na via crucis.

“E assim o Auto de Deus, no pós-pandemia proporcionará em Gurinhém-PB, momentos intensos e plásticos na maior história da humanidade. E promete ser o maior espetáculo da região”, conclui o diretor Misael Batista.

Ficha técnica
Direção/ João Batista: Misael Batista
Assistente de direção/ Jesus: Cleiton Teixeira
Coreógrafo/ Demônio: Marcos Brandão
Jesus narrador/ Figurino/ Adereço: Bruno Fonseca
Maquiagem/ Maria: Naiara Cavalcanti
Herodes: Marcos Vinícius
Fotos: Cleiton Teixeira, Marcos Brandão e Naiara Cavalcanti