EM CARTAZ: Cinema paraibano tem ciclo de debates nesta 5ª e 6ª feira

Produção cinematográfica paraibana é tema de ciclo de debates a partir de hoje. Foto: Reprodução/internet

A segunda edição do ciclo de debates “Paraíba em Cartaz”, que busca compartilhar saberes e experiências da produção cinematográfica paraibana e a relação do cinema com a representação das identidades regional e nacional, acontece nesta quinta (20) e sexta-feira (21) em ambiente virtual, cujas inscrições podem ser feitas até a hora do evento através do site https://www.even3.com.br/ipec2021/.

As salas de debates serão abertas em dois horários: no período da manhã das 10h00 às 12h00 e no período da noite das 19h30 às 21h30. As inscrições são gratuitas.

O II Paraíba em Cartaz é uma iniciativa acadêmica, mas aberta a toda a sociedade interessada em discutir a temática. “A escolha do tema partiu do interesse dos estudantes do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esse evento engloba quatro disciplinas de Educom/UFCG (Cinema Brasileiro, Comunicação e Realidade Regional, Arte-educação e Sociologia da Comunicação) e duas disciplinas de Jornalismo/UEPB (Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo), sendo fruto de um trabalho colaborativo interdisciplinar e interinstitucional”, afirma a professora da disciplina de Cinema Brasileiro (Educom/UFCG) Kellyanne Alves.

O debate sobre o cinema em tempos de pandemia evolve nomes da produção cinematográfica local e nacional, incluindo atores, diretores, roteiristas e pesquisadores ligados ao tema. “A ideia é analisar as reconfigurações, os desafios e as possibilidades que envolvem a sétima arte no atual contexto de isolamento social”, informa a professora das disciplinas de Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo (Jornalismo/UEPB) Marina Magalhães.

A primeira mesa do evento, “Reconfigurações”, começa às 10h na quinta-feira (20/05), e vai reunir a jornalista e documentarista Paula Sacchetta (Precisamos falar de Assédio), a atriz e produtora cultural Susy Lopes (Bacurau) e o pesquisador e diretor Fabiano Diniz (Em palcos televisivos), com debate mediado por Marina Magalhães. Ainda na quinta (20/05), das 19h30 às 21h30, a mesa “Desafios”, coordenada por Diogo Lopes, terá a participação da professora, pesquisadora e cineasta Kalyne Almeida (Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida), do professor, cineasta e roteirista Nathan Cirino (Madame) e do realizador audiovisual e professor Kleyton Canuto.

“Quando atividades são pensadas de maneira interdisciplinar e unindo duas das maiores universidade públicas da Paraíba, como UFCG e UEPB, ganhamos todos: professores, alunos, instituições, artes, conhecimento, etc. Precisamos das artes para criticar, refletir, protestar, criar e incentivar jovens talentos. Esses são alguns dos objetivos do II Paraíba em Cartaz”, explica o professor Diogo Lopes, docente das disciplinas Comunicação e Realidade Regional, Sociologia da Comunicação e Responsabilidade Socioambiental em Comunicação (Educom/UFCG), envolvidas no evento.

Na sexta-feira (21/05), a programação será retomada às 10h, com a mesa “Possibilidades”, mediada por Kellyanne Alves. Entre os convidados estão o cineasta independente e professor Carlos Dowling, o cineasta e produtor de projetos audiovisuais Tiago Neves (Quitéria), além do realizador, montador e finalizador Edson Lemos Akatoy (Estrangeiro). Ainda na sexta-feira, às 19h30, o professor Hipólito Lucena (Festival Comunicurtas) será o palestrante convidado para falar sobre produção audiovisual em mídias alternativas, destacando as principais iniciativas paraibanas nessa linha de produção.

A programação será encerrada pela Premiação CurtaEducom, que vai anunciar os trabalhos premiados do curso de Educomunicação da UFCG. “O II Paraíba em cartaz acolheu nossa iniciativa de mostra virtual de curtas produzidos pelos estudantes de Educomunicação e, assim, nasceu o CurtaEducom, que, em primeira edição, está inserido no evento maior que discute e reflete sobre o cinema na/da Paraíba”, conclui o professor Assis Souza, docente da disciplina Arte-educação (Educom/UFCG).

Os ciclos de debates terão lugar via videoconferência na plataforma Google Meet. O link de acesso será enviado por e-mail aos inscritos, que só poderão entrar nas salas virtuais com o e-mail informado no ato da inscrição. Mais informações: https://www.even3.com.br/ipec2021/ .