Auto da Lapinha será encenado neste domingo em Santa Rita

O Auto da Lapínha será encenado na frente da Igreja do Bairro Popular, em Santa Rita. Fotos: Divulgação

Chico Noronha, especial para o Bafafá

O espetáculo “Auto da Lapinha” é encenado por um elenco formado por 60 pessoas e acontecerá neste domingo, 19, às 18h:30, na frente da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Popular na Cidade de Santa Rita/PB. A apresentação será ao ar livre e seguirá protocolo de segurança no combate a pandemia da covid 19.

No imaginário cênico, a história do nascimento de Jesus se passa em uma comunidade liderada por José e Maria que lutam para manter vivo folguedo da lapinha.

Entoada pelas jornadas, pelo colorido dos cordões encarnado e azul, pela animação das torcidas e lindas cantorias, mestra e contra-mestra narram a história do nascimento do menino Jesus, fazendo contra-ponto com o pastorzinho que duvida da gravidez de Maria, conforme anunciada pelo anjo Gabriel, até o anuncio feito pela estrela e a cigana, que o menino nasceu em Belém regado pelos festejos e louvação para o homem de Nazaré.

A adaptação do texto foi realizada pelo ator, diretor e arte/educador Tony Rodrigues, baseado em passagens bíblicas que relatam o nascimento de Jesus.

Para o diretor e produtor Adriano Araújo, a ideia principal do espetáculo é mostrar que José e Maria foram pessoas comuns, viveram em comunidade, assim como Jesus que lutou contra as desigualdades sociais, a mentira (fake news). “Trazer as manifestações populares para contação da história milenar do natal em forma de espetáculo, é dar vida e luz as memórias e vivências existentes no meio povo”, destacou.

O |Grupo Flores Belas realiza o auto de natal desde 2007, sempre trazendo elementos da cultura popular para contar a história do nascimento do menino Jesus, exemplo da Nau Catarineta, do Maracatu de Pedra Fogo, dos Brincantes de Pés no chão, com intuito de popularizar o entendimento as passagens bíblicas para o entendimento da plateia. Essa será a XIII edição do espetáculo.

Ficha Técnica
Direção musical de Sadraque Barreto, com participação dos alunos da Orquestra do CEFEC

Captação e operação de áudio por Danilo Silva

Gravação das vozes e remasterização por Aladdim Pereira

Figurinos e adereços por Luiza Flores

Fotografia de Luiz Carlos F. Marques

Texto Adaptação Tony Rodrigues

Direção e produção por Adriano Araújo.
Realização: Associação Pro Dia Nascer Feliz, Centro Social Urbano Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho e Grupo Flores Belas.

Veja vídeo com trecho do espetáculo