E-book sobre Dramaturgia Circense já esta disponível para download

Augusto Magalhães

O livro “Dramaturgias Circenses: escritas em processo“, no formato digital (E-book), organizado pelo palhaço e pesquisador paraibano Diocélio Barbosa, já está disponível para download. A publicação organizada por Diocélio foi escrita por 18 artistas circenses vindos de diversos países, como Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina.

O link para baixar o livro é: https://www.arlequinoproducoes.com/dramaturgiascircensesescritasemprocesso

O E-book é um dossiê artístico constituído por propostas dramatúrgicas, dramaturgias em processo e storyboards. “Na verdade, isso é fruto do curso Poéticas da Dramaturgia Circense, promovido pelo SESC Avenida Paulista (SP) em meados de 2021”, revela Diocélio.

Apresentados por este dossiê de escritas em processo, o livro têm se revelado um potente exercício de criação, uma vez que, por meio de uma assessoria metodológica, os autores circenses têm encontrado a sua própria poética, para, assim, comporem uma escrita da e para a cena do circo.

Dessa forma, as obras dramatúrgicas em processo, que seguem neste compilado, poderão ser apreciadas pelo leitor como sendo os trajetos desenhados por 18 autoras e autores latino-americanos que participaram de um curso iniciado a partir de uma série de provocações emanadas pelo organizador da obra Diocélio Barbosa.

“Tais escritos foram produzidos por artistas vindos de diversos países: Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina. Algumas obras são escritas em português, e outras, em espanhol, de acordo com a preferência de cada artista. E a seção de cada autora ou autor é composta por uma proposta dramatúrgica, uma dramaturgia em processo e um storyboard”, revela Diocélio.

Uma das coisas importantes dessa obra é que ela insere a Paraíba no centro das pesquisas circenses, já que sai catalogada como uma publicação realizada em João Pessoa, fruto do importante trabalho de pesquisa que vem sendo realizado há anos pelo paraibano Diocélio Barbaosa.

As autoras e os autores

Os 18 autoras e autores que conceberam essa obra foram: Celeste Gennuso, Daniel Satin, Débora Ishikawa, Erika Mesquita, Giulia Cooper, Helder Vilela, Iara Gueller, JC Barbosa, Kelly Cheretti, Ludmila Condé, Luiz Torres Cacau, Luíza Fontes, Maria Laura Juez, Marthinha Böker, Noel Rosas, Priscila Fernandes, Rodrigo Mallet Duprat e Scher Dias.

Vem novidade por aí

Neste último fim-de-semana, Diocélio Barbosa utilizou as redes sociais para contar mais uma novidade. Em 2022, o ator, palhaço, diretor da Arlequino Produções Artísticas, Graduado em Artes Cênicas pela UFPB, Doutorando em Teatro pela UFBA, pesquisador da arte circense, entre outras coisas mais, vai realizar residência artística no México.

Sobre isso, Diocélio postou no facebook:

“É com imensa alegria (que por sinal não cabe em mim) que compartilho com vocês a aprovação no edital IBERESCENA de um projeto pensado e escrito a várias mãos. A iniciativa foi elaborada por artistas da Latinoamérica que sonham pensar, em uma residência de criação e investigação, as dramaturgias circenses a partir de um olhar latinoamericano.

E é assim que em 2022, eu e Maria Carolina Oliveira representantes do Brasil, e Noel Rosas do Uruguai, iremos nos unir aos irmãos-artistas do México para desenvolver um projeto de criação em Residência artística.

Depois da experiência do Chile, ganhei mais esta oportunidade de poder aprofundar os conhecimentos da criação no universo circense, desta vez ligado diretamente à sua dramaturgia.

Redação Bafafá com informações das redes sociais do artista