Curta com ator paraibano será exibido no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

“MobyDick” será exibido hoje no Congresso de Comunicação, em João Pessoa. Foto: Divulgação

Da redação

A Universidade Federal da Paraíba e outras Instituições de Ensino Superior que oferecem curso de Comunicação Social em João Pessoa estão recebendo desde ontem, 5, e até o dia 9 de setembro, o Congresso Brasileiro de
Ciências da Comunicação.

O evento é o maior do país na área e esta edição conta com a exibição de filme com elenco paraibano, como é o caso do curta-metragem “MobyDick” do diretor de cinema e escritor premiado Sidney Rocha. O filme será exibido nesta terça-feira, 6, a partir das 09h00, na Uninassau, como parte da programação de audiovisual do evento.

“MobyDick” tem no elenco central o ator paraibano Sebastião Formiga e a atriz pernambucana Enddi e aponta para uma questão cultural importante: faz parte de uma defesa e constatação, na academia: a reivindicação de que o mercado (produtoras de audiovisual) olhem mais para roteiristas, diretores e diretoras e narrativas no Nordeste, quando pensarem em produzir filmes, sobretudo aqueles com ênfase nas histórias que se passam na região.

O filme é baseado em conto homônimo de Nivaldo Tenório, escritor de Garanhuns, interior de Pernambuco, e um dos nomes novos no panorama da literatura brasileira.

Segundo o diretor Sidney Rocha, “é importante que o meio acadêmico comece a mapear e estudar esses fenômenos da comunicação e de mercado, a bem da economia cultural da região, mostrando valores que, não por acaso, o mercado do audiovisual tende a desprezar.” E completa: “que a universidade se interesse em pesquisar temas assim, esteja aberta a esses debates, é uma grande conquista.”

A apresentação ou defesa e exibição de “Moby Dick” será no dia 06, entre 9h00 e 10h00, na Universidade Maurício de Nassau – Uninassau, em João Pessoa. Todas as atividades estarão abertas à participação de congressistas até o limite de lotação das salas.

Quem são
Sidney Rocha é editor, escritor, roteirista e diretor. Prêmio Jabuti de Literatura, Prémio Guerra Junqueiro, em Portugal, pelo conjunto de sua obra, Doutor honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco.

Sebastião Formiga é ator e diretor teatral paraibano, com passagens pelo teatro, o cinema e a televisão, várias vezes premiado por seu trabalho de ator e diretor.

Enddi é atriz, performance e cantora, um dos grandes e novos talentos de dramaturgia no Nordeste, com vários curtas e longas-metragens na sua já consolidada carreira.

Texto e fotos de assessoria