CONFRARIA DA MALAGRIDA acontece nesta sexta com homenagem a ANAYDE BEIRIZ

Beco da Faculdade de Direito, local onde acontece a Confraria da Malagrida. Foto: Divulgação/Pintura Coletivo A 03

Augusto Magalhães

As escadarias laterais da antiga Faculdade de Direito, ao lado do Palácio do Governo na Praça João Pessoa, já ficaram conhecidas como o espaço onde acontecem as reuniões poéticas e artísticas da Confraria da Malagrida.

Nesta sexta, dia 29, a partir das 17h00, a Confraria da Malagrida terá um Sarau Poético em homenagem à professora Anayde Beiriz. A programação está no final dessa matéria.

O evento contará com artistas de diversos nichos, a exemplo de Andrea Monteiro, dançarina e pesquisadora dos povos ciganos e ciganas paraibano, a estreia do teatro na confraria com texto do Teatrólogo Everaldo Vasconcelos “ SE EU FOSSE ANAYDE “ com direção da atriz premiadíssima Mônica Macedo para performance da talentosa e premiada atriz Margarida Silva, do grupo Oxente Produções.

Também haverá a participação do grupo Molduras Poéticas, cujo destaque são Zezita Matos (teatro) e Tereza Helena Bernardo (música), Grupo Poesia Solta, Quelyno Sousa e Igor Trigueiro, lançamento das obras literárias de Marineuma Oliveira, Ponteio, Jeovânia P. Escritas Negras III, relançamento do livro de Valeska Asfora “Anayde – a última confidência”, Larissa Rodrigues escritora revelação 2022 com “ O Que as Mulheres carregam nas Bolsas “ , show musical de Naila Hojaij , Vitória Ohara , “Os Natércios – Bebê de Natercio, Chico Luiz , Merlanio Maia “, feira criativa de livros, artesanato e brechó.

Toda última sexta-feira do mês, artistas se reúnem para apresentações gratuitas a partir do final da tarde e incluem vários gêneros artísticos, como poesia, música, teatro, cinema, além de feirinha de artesanato e afins.

Como tudo começou

“A rua Gabriel Malagrida, popularmente conhecida como beco é o nosso Pelourinho Urbano, um local ausente dos olhares midiáticos e sobretudo dos poderes públicos de nosso Estado, resistência pela invisibilidade estética dos personagens que fazem a história da cidade antiga de Parahyba desde o final do século XVII”, explica a ativista cultural Ednamay Cirilo, mentora do projeto da Confraria da Malagrida.

Ela explicou que esse foi o lugar onde transitou por décadas Gabriel Malagrida, Jesuíta da Companhia de Jesus da Coroa de Portugal, que ajudou a construir nosso Colégio dos Jesuítas parahybano e a cuidar do povo sertanejo menos favorecido.

A partir de 03 de dezembro de1993 Ednamay Cirilo Leite hasteou sua bandeira de lutas ocupando o território com o Bar Boteco Anjo Azul na casa 54, sede dos blocos Anjo Azul e As Anjinhas do Anjo Azul, criando a Confraria da Malagrida.

O que é a Confraria?

É um movimento artístico cultural anarquista e independente, onde cada Confreira e Confrade tem destaque intelectual e vida pública individual no ambiente do fazer cultura e todos e todas num mesmo propósito de cobrar Políticas Públicas para a conservação da memória material e imaterial do local tombado pelo IPHAN X IPHAEP, transformado em estacionamento privado dos servidores da Assembleia Legislativa e empresários da área.

“Falta segurança diurna e noturna, as facções dominam o tráfico ilícito pondo em risco a vida dos habitantes e transeuntes, o emaranhado de fios na entrada do beco pode explodir a qualquer vento mais forte e queimar o acervo cultural da própria Assembleia Legislativa”, denuncia Ednamay.

A ProgramaçãoA partir das 17h00

17:00 -Dança Cigana – Andréa Monteiro na FEIRA CRIATIVA , literatura, QH, artesanato, artes plásticas, brechó,
17:20 – MOLDURAS POÉTICAS ( 20”) @⁨Carllyto Campos⁩ @⁨Joseildo Martins⁩ @⁨Teresa Helena Bernardo⁩ @⁨Zezita Mattos⁩
17:40 – POESIA SOLTA (20”) @⁨Quelyno Sousa⁩ @⁨Igor Gregório Poeta ⁩
17:51 – MARGARIDA SANTOS ATRIZ performance (20” )
18:00 – EVOCARE – (20”) Marineuma Oliveira apresenta PONTEIO 20” 18:20 – Gabriel Egytto ⁩ e Mayara Santos
18:40- Literatura de Cordel d’Os Natercio (20”) Merlanio Poeta⁩, Bebe de Natercio
19:00 – Jeovânia Pinheiro⁩ – 20” para apresentar ESCRITURAS NEGRAS III .
19:20 – Larissa Rodrigues – 20” O QUE AS MULHERES CARREGAM NAS BOLSAS

19:40 – Valeska Asfora – 20” ANAYDE a última Confidência .
20:00 – Naila Hojaij

Redação Bafafá com assessoria do evento