CIRCO: Diocélio Barbosa ministra “Poética da Dramaturgia Circense” em projeto do Sesc Bahia

Diocélio Barbosa interpreta o Palhaço Xulé e desenvolve pesquisa acadêmica sobre o circo. Foto: reprodução facebook

O ator, diretor, palhaço e pesquisador da arte circense, paraibano Diocélio Barbosa, ministra a partir desta segunda-feira e até o dia 04 de junho a oficina “Poética da Dramaturgia Circense”, dentro da programação do projeto “Sesc Dramaturgias” realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) da Bahia.

A oficina vai ser online e já está com inscrições encerradas, mas os amantes do circo e admiradores do trabalho de Diocélio devem ficar de olho nas redes sociais do paraibano, pois ele já recebeu convite para iniciar novas turmas. Em breve terá novidades.

Segundo assessoria do Sesc Bahia, a oficina pretende abordar a pluralidade das teorias e dos processos de composições dramatúrgicas especificamente no que tange às criações circenses.  Como também apontar possíveis trajetos criativos que visam convidar o público a experiências atravessadoras.

“O participante trabalhará os aspectos teórico-reflexivos experimentando em termos práticos a partir de uma nota de intenção, enviada no ato da inscrição, que venha refletir o seu desejo de criar ou revisitar uma obra. A intenção é que com esta metodologia o participante saia da vivência com um dossiê repleto de ideias, provocações, imagens e inquietações que possam vir a alimentar o seu trajeto de criação dramatúrgica”, explica Diocélio.

Quem é

 Diocélio Barbosa atua no campo das artes cênicas como ator, palhaço, circense, diretor, pesquisador, professor e produtor cultural. Já desenvolveu trabalhos artísticos na Argentina, Chile, Portugal e França. Atualmente é Doutorando em Artes Cênicas (UFBA). Possui formação superior em Dramaturgia Circense pelo Centre des Arts du Cirque (CNAC/França). Atuou como Gerente de Circo do Estado da Paraíba. É artista e fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro. Coordena as atividades da produtora Arlequino Produções e do Festival Internacional Balaio Circense.

Sobre o projeto

Nos meses de maio e junho o Sesc Bahia realizará a edição 2021 do Sesc Dramaturgias – projeto que oferece oficinas de Leituras Dramatizadas, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia do Ator, da Dança, da Luz e do Circo, entre outras, com o objetivo de valorizar a relação de artistas, profissionais e iniciantes com as diferentes esferas e possibilidades da dramaturgia.  Ao todo serão oito oficinas realizadas em plataformas on-line, com inscrições gratuitas.

Dramaturgia da dança, do circo, da atuação, da escrita e leituras dramatizadas serão os temas abordados nesta edição, que traz como convidados profissionais renomados na área das artes cênicas residentes em diferentes estados como Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. São eles: Guilherme Fraga (MG/BA), Mestre em Dança e artista com experiência em docência, criação e cena, com a oficina “Solos de Dança: entre história e composição”;  Marcelo Galvão (BA), Professor, coreógrafo, dançarino e pesquisador, com a oficina “Orquestração corporal para uma dança a dois”; Diocélio Barbosa (PB), ator, palhaço, circense, diretor, pesquisador e professor , com a oficina “Poéticas da Dramaturgia Circense”; Rita Clemente (MG), atriz, diretora e dramaturga, com experiência em teatro e incursões em cinema e televisão, com a oficina “Processo Criativo: Solo, Sim! Monólogo, Não”.

Fonte: Sesc BA