Cine Bangüê do Espaço Cultural exibe curtas paraibanos em sessão gratuita nesta quinta

BAFAFANOTICIAS (Da redação) – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quinta-feira (27), a partir das 19h, sessão especial gratuita de curtas paraibanos. Serão exibidos ‘Querida Igreja’, dirigido por Maria Célia Santos e ‘Nordeste Futurista’, que tem direção de Luana Flores.

Os filmes são os primeiros selecionados por meio de edital de ocupação do Cine Bangüê, lançado este ano. Após a exibição, o público pode participar de debate com as realizadoras.

A seleção dos primeiros filmes ocorreu de acordo com a ordem de chegada das inscrições e em cumprimento aos critérios estabelecidos no edital, que está disponível no site funesc.pb.gov.br, assim como o formulário de cadastro. As inscrições gratuitas continuam abertas até 30 de novembro e possuem caráter de fluxo contínuo, com validade para o ano de 2022. São aceitas propostas de curta, média e longa-metragem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 30 de novembro de 2022.

O objetivo da seleção é proporcionar ao público a possibilidade de assistir aos filmes paraibanos em uma sala de cinema, com as melhores condições técnicas, valorizando as produções locais. A ideia é contribuir, também, para a formação de público, o diálogo em torno da cinematografia paraibana e divulgar o trabalho dos(das) realizadores(as).

As sessões são mensais, seguidas de debates com realizadores. Os inscritos recebem um comunicado com a data de lançamento do seu filme. Para dúvidas e mais informações sobre o edital, o contato deve ser feito através do e-mail cine.funesc@gmail.com.

Querida Igreja (10’) – Uma esposa narra sua carta para igreja relatando a trajetória crescente dos abusos e violência que sofria no seu relacionamento conjugal, onde todo o desenvolvimento de sua história com o marido foi construída no espaços e na comunhão com a igreja. Até o momento que o relato revela todas as camadas do marido e que a igreja sempre soubera o que acontecera, mas não chegara a intervir, pelo contrário incentivava ela a orar por mudanças. Direção: Maria Célia Santos | Classificação indicativa: 12 anos

Nordeste Futurista (18’11”) – Objeto desconhecido conecta-se com Vó Mera em sua sala de TV, enquanto uma jovem potyguara é entrevistada apresentando sua relação com o Mocororó, bebida sagrada de seu povo. Os portais se abrem e Vó Mera passa a ver uma outra dimensão, o Nordeste Futurista se revela. | Direção: Luana Flores | Classificação indicativa: Livre

Serviço:
Sessão gratuita de curtas paraibanos
Hora: 19h
Local: Cine Bangüê
Filmes:
Querida Igreja (10’) – direção: Maria Célia Santos – classificação indicativa: 12 anos
Nordeste Futurista (18’11”) – direção: Luana Flores – classificação indicativa: livre

Texto de assessoria da Funesc