CIA OXENTE mostra espetáculo nesta 4ª no TEATRO LIMA PENANTE para custear viagem para Festival

Mônica Macedo em cena de “Maria´s”. Fotos: Divulgação/Bruno Vinelli

Augusto Magalhães

A atriz Mônica Macedo apresenta o monólogo Maria´s nesta quarta-feira, 25, às 19h30, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa.

A apresentação tem o objetivo de arrecadar fundos para ajudar nas despesas de transporte e alimentação da viagem que a Cia. Oxente fará na quinta, dia 26, para participar do festival de teatro de São Benedito do Sul, no Estado de Pernambuco. A Cia. Oxente vai viajar com dois espetáculos: Maria´s e Formigas Bebem Absinto no Armazém do Caos.

Não foi estabelecido um valor para o ingresso, mas o público pode ajudar como puder. “O valor do ingresso é livre, pague quanto puder antecipado, ou na hora”, informa a atriz. Para colaborar basta enviar qualquer valor para o Pix da Cia Oxente de Atividades Culturais. A chave Pix é o CNPJ – 05012754000185.

MARIA´S

O espetáculo “Maria s” é um monólogo com atuação da atriz Mônica Macedo e direção de Antônio Deol. É uma montagem da Cia. Oxente de Teatro e propõe uma intimidade com a platéia, trazendo o público para cima do palco e abordando temas de grande importância para uma, duas, três, várias Marias que há em todos nós.

“O espaço cênico de ‘Maria’s’ propõe uma relação mais próxima entre intérprete e espectadoras, convidando ao público para o palco, propiciando uma maior interatividade/cumplicidade com o espetáculo”, ressaltou a atriz Mônica Macedo.

“Maria e Marias, somos tantas, somos uma, somos todas, tão singulares e plurais ao mesmo tempo. A encenação “Maria’s” se dispõe a bordar e abordar um episódio final da vida da personagem Maria Stuart. Com ela e através dela refletimos situações vividas e vivenciadas por diversas mulheres. Trazemos um período remoto em possíveis diálogos com a contemporaneidade; defendemos a libertação desse ser mulher – a libertação desse ser Maria”, resume a sinopse do espetáculo.

FORMIGAS

“Formigas bebem absinto no armazém do caos” tem direção de José Manoel Sobrinho e texto de Everaldo Vasconcelos. No elenco estão Anderson Lima, Antônio Deol, Larissa Santana, José Maciel, Margarida Santos, Mônica Macedo e Emmanuel Vasconcelos. O espetáculo ainda conta com Direção de Arte de Tainá Macedo, Direção Musical de Samuel Lira, Preparação Corporal de Luiz Velozo, Fotografias e Designer de Iluminação de Bruno Vinelli e Produção de Aelson Felinto.

Para José Manoel Sobrinho, “Este é um espetáculo que nasceu de Atos em Caos. Dias em suspensão. Corpos instáveis. Uma desordem que não se sabe como e onde começou. Não-lugar é o termo mais aproximado para sintetizar a ideia. Desalinho. Desalento. Medo de toda ordem. Máscaras que escondem as faces da dúvida.”

CIA. OXENTE

A Cia Oxênte de Teatro, fundada na cidade de Alagoa Grande em 17 de agosto de 1983, desenvolve um processo de trabalho fundamentado na investigação do universo regionalista nordestino e suas ramificações. Em sua trajetória representou a Paraíba em vários festivais de teatro, obtendo êxito por parte da crítica e do público. Tendo conquistado diversos prêmios, já circulou em algumas capitais nas regiões do Sul, Sudeste e Norte do Brasil.