BULIÇOSO: Sarau virtual acontece neste sábado, a partir das 20h00, no instagram @porta.adentro

A segunda edição do “Sarau Buliçoso – Leituras artísticas e uma noite poética” acontece neste sábado, 23, às 20h, de forma remota, através de uma live no perfil do Coletivo Porta Adentro no instagram (@porta.adentro).

De acordo com Bruno Constantino, do Coletivo Porta Adentro, o evento será composto por apresentações solos de diferentes linguagens artísticas, entre elas teatro, música, circo e literatura, que trazem em suas dramaturgias textuais, corporais, visuais e/ou sonoras obras/composições de autores e autoras nacionais e/ou autorais.

Desta segunda edição devem participar oito artistas, selecionados por chamada, sendo eles: Isadora Palhano Fonseca, Andreza Rodrigues, Rayssa Medeiros, Islânia Nascimento, Thiago Reimberg, Eduardo Carvalho, Mareseanas e Maia Julião.

A idealização e produção do evento são do Coletivo Porta Adentro, que é formado por Bruno Constantino e Rute Prazim.

O Sarau Buliçoso – Leituras artísticas e uma noite poética, além de ser a segunda edição do Sarau, é um projeto que tem o intuito de valorizar e comemorar a literatura e as autoras e autores brasileiros, daí a ideia de associar ao dia do livro que também é dia 23 de abril e movimentar uma ação de arrecadação de livros para a Biblioteca da Diversidade, uma biblioteca comunitária que está sendo construída na nova sede do Ponto de Cultura Maracastelo.

O Sarau Buliçoso é um evento artístico performático que tem a intenção de reunir apresentações dentro das várias linguagens artísticas (literatura, teatro, dança, performance, música, etc.).

A sua primeira edição aconteceu em 2021, devido ao edital de chamada pública Nº001/2021; Processo Administrativo Nº381/2021, de ajuda emergencial para artistas, lançado pela Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope.

Para saber como foi a primeira edição do Sarau Buliçoso click no link: https://www.instagram.com/tv/CPMh9QwIFJX/?utm_source=ig_web_copy_link

Nessa segunda edição, intitulada “Sarau Buliçoso – Leituras artísticas e uma noite poética”, o evento conta com o incentivo da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, lei Federal nº 14.017/2021 e suas alterações, com apoio da Funjope, pelo Edital Mãe Edith de Iansã – Prêmio.

Uma chamada para inscrição de apresentações artísticas esteve aberta do dia 07 a 27 de março, para que artistas, maiores de 18 anos e residentes de João Pessoa, pudessem se inscrever para participar do sarau. As propostas foram selecionadas, por meio da curadoria, formada pelos artistas: Bruno Constantino, Flávia Espinosa, Olívia Almeida e Rute Prazim.

O que é o Maracastelo

O Maracastelo é um Ponto de Cultura e uma associação sem fins lucrativos que se compromete com a arte, a educação para a diversidade, o patrimônio e a identidade cultural brasileira, tornando-se um grande movimento cultural da cidade de João Pessoa.

Ao longo dos anos, impactaram o cenário paraibano ao trabalhar transdisciplinarmente, potencializando a comunidade sob a perspectiva dos direitos humanos. Ano passado, em outubro de 2021, deram início a campanha “Maracastelo: Florescendo na Paraíba”, ainda em curso, vale ressaltar.

Essa campanha objetiva a estruturação de uma nova sede e também a ampliação de seus projetos socioculturais, promovendo um espaço de educação, cultura, sustentabilidade e com acessibilidade que atenda a comunidade, com ações sociais, entre outras coisas. E para alcançar esses objetivos, é necessário a manutenção, a construção e estruturação de algumas coisas, dentre elas a estruturação de uma biblioteca da diversidade.

Detalhes da campanha “Maracastelo: Florescendo na Paraíba”: https://app.benfeitoria.com/projeto/maracastelo

“Nós, Coletivo Porta Adentro, decidimos colaborar criando uma campanha de arrecadação de livros para compor a Biblioteca da Diversidade, do ponto de Cultura Maracastelo, por acreditar na potência do trabalho desenvolvido por essa comunidade e ter consciência da importância das suas atividades no cenário paraibano”, informou Bruno Constantino.

Como colaborar

  • Ponto de Arrecadação: Departamento de Artes Cênicas (conhecido por “Abacatão”), CCTA (Centro de Comunicação, Turismo e Artes) – Link com a localização no Google Maps: https://goo.gl/maps/eQvDg9uVjkE6NVPZ8 
  • Dias: Segunda a Sexta
  • Horários: 7h00 às 11h00 (Manhã), 12h00 às 21h30 (Tarde/Noite)

Coletivo Porta Adentro

O Coletivo Porta Adentro é formado pelos artistas Bruno Constantino e Rute Prazim. Surgiu, em 2019, dentro de um contexto acadêmico, no qual estudantes da graduação em Teatro – na Universidade Federal da Paraíba, se unem para experimentar fazeres artísticos no campo das artes cênicas. Nesse ano, foram desenvolvidas duas produções artísticas, as performances: ‘TRAMA’ e ‘Memórias’ – apresentadas no evento ENEARTE PARAHYBA.

No ano seguinte, 2020, em meio à pandemia, produzimos as ‘Lives Interartes’ e o ‘Festival Porta Adentro’ unido ao Interartes (evento acadêmico do Departamento de Artes Cênicas – UFPB) – um evento online a nível nacional, que englobou artistas das mais diversas áreas da arte.

No ano de 2021, devido o edital de ajuda emergencial à es artistas, lançado pela FUNJOPE, criamos o Sarau Buliçoso, na intenção de criar um evento plural, onde artistas contemplades puderam se juntar à nós e apresentar nesse espaço online, dando como quitada a contrapartida de todes. E ainda em 2021, contemplados pelo edital Corrinha Mendes (Lei Federal no 14.017/2021 e suas alterações. Apoio: Secretaria de Estado Cultura/Governo do Estado da Paraíba), produzimos e apresentamos a performance em vídeo “Modus Vivendi”.

Texto de Assessoria

Fotos: Divulgação