Aniversário de Gilberto Gil é comemorado com exibição de TROPICÁLIA no Canal Curta!

Bafafanoticias (Da redação) – Em comemoração ao aniversário de 81 anos de Gilberto Gil, dia 26 de junho, o canal Curta! exibe o documentário “Tropicália”. O filme, dirigido por Marcelo Machado, reavalia o impacto do movimento tropicalista na cultura brasileira, que ocorreu no final dos anos 1960, e busca compreendê-lo. Com uma produção que consumiu cinco anos de pesquisas, o documentário se destaca por sua capacidade informativa e emocional, permitindo que novas gerações compreendam um período histórico que não viveram e que outros possam recordar aqueles momentos.

O documentário resgata um período em que a cena musical brasileira estava efervescente e os festivais revelavam uma nova geração de talentos. O Brasil vivia a ditadura militar, que acabou levando Caetano Veloso e Gilberto Gil ao exílio. Além deles, o movimento tropicalista contava com nomes como Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee e Tom Zé. Eles misturaram tradições populares com novidades artísticas, criando o Tropicalismo, que abalou as estruturas da sociedade brasileira e influenciou várias gerações.

Além de fotografias e imagens de filmes e shows da época já conhecidas pelo público, o documentário traz cenas inéditas, descobertas após investigação minuciosa. Um exemplo é a participação de Caetano e Gil no Festival da Ilha de Wight, na Inglaterra, em 1970. Caetano, já exilado e após meses de prisão, canta a canção “Shoot me dead” acompanhado pelo escritor Antonio Bivar no pandeiro.

O filme traça conexões entre o Tropicalismo e outras manifestações artísticas da época, como o Cinema Novo, representado pelo diretor Glauber Rocha e filmes como “Terra em transe”, bem como o trabalho transgressor do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa e do artista plástico Hélio Oiticica, responsável pelo nome “Tropicália”. O documentário também esclarece equívocos, como a suposta rivalidade dos tropicalistas com Roberto Carlos durante a era da Jovem Guarda. A produção evidencia a abordagem antropofágica adotada pelos tropicalistas, que mesclaram influências dos sons nordestinos dos pífanos com as guitarras elétricas dos Beatles. A exibição é na Segunda da Música, 26 de junho, às 22h30. 

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 26/06

22h30 – “Tropicália” (Documentário) 

Tropicália é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito com imagens de arquivo dos anos 1960, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo. Direção: Marcelo Machado. Duração: 87 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 27 de junho, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 28 de junho, quarta-feira, às 10h30; 01 de julho, sábado, às 16h; 02 de julho, domingo, às 22h30.

Material de assessoria

Mais informações: curta@agenciafebre.com.br