Adaptação de textos de Hilda Hilst é tema de encerramento do CURSO LIVRE DE TEATRO no Santa Roza

Parte do grupo que encerra hoje e amanhã o Curso Livre de Teatro no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. Fotos: Divulgação

Augusto Magalhães

Quanto vale uma vida? Esse é o questionamento que o diretor Caio Ceragioli e os atores do Curso Livre de Teatro fazem a si mesmos e ao público com o espetáculo que apresentam nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), às 19h00, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.

A entrada é gratuita, mas será passado o chapéu no final do espetáculo para contribuição espontânea do público. As contribuições de qualquer valor também podem ser feita via pix. Mais informações pelo fone: (83) 99692-1956.

A peça “Quanto Vale uma Vida?” é uma adaptação de parte das obras: “O Verdugo” e “O Novo Sistema”, de Hilda Hilst. “Em um vilarejo, nem perto nem longe daqui, mas na exatidão do tempo e do espaço que nos separa desse lugar, a chegada de um homem misterioso muda o cotidiano e a vida de seus cidadãos. Enquanto a lei precisa ser cumprida, um verdugo põe em cheque o seu ofício e vê sua família em crise. O que sustenta a vida humana, afinal? E até onde estamos dispostos a defender nossas crenças? Os sinos tocam. Aconteceu de novo. Vamos ver o que se passa no vilarejo?”, questiona o diretor Caio Ceragiolli.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Alessandra Santana, Bia Ribeiro, Danielle Alexa, Gab Freitas, Kayan Lisboa, Laiane Américo, Lucas Braz, Luna Dias, Magna Jaísla, Mikaelly Priscila, Paloma Alcantara, Rosiany Silva, Sara Tavares, Thamara Duarte e Thays Leocádio.

Direção: Caio Ceragioli; Iluminação: Sabrina Amaral; Sonoplastia: Laiane Américo; Cenografia: Júlio Flávio Brito; Organização dramatúrgica: Danielle Alexa e Caio Ceragioli; Preparação corporal: Sara Tavares e Luna Dias; Arte gráfica: Danielle Alexa.

CURSO LIVRE DE TEATRO

O Curso Livre de Teatro está retomando suas atividades presenciais após dois anos por conta da pandemia. “Nesse período, fizemos leituras e estudos sobre história do teatro de forma virtual, de modo que não paramos totalmente o curso”, disse o diretor Caio Ceragioli.

Eu sou de São Paulo, mas há sete anos cheguei para morar em João Pessoa e esse curso já existia no Santa Roza, mas havia migrado para o Espaço Cultural, então resolvemos retomar as atividades também aqui no centro da cidade. É muito importante manter isso em um espaço privilegiado como o Teatro Santa Roza”, resaltou.

Caio disse também que em 2017 o curso retomou as atividades, tendo ele e o professor Simão Cunha à frente. Hoje estou só nas atividades didáticas, mas conto como enorme apoio do pessoal que trabalha no Teatro nessa gestão, como Adriana Pio, Itamira Barbosa e Henrique de Castro.

“Temos dado continuidade, fazendo o que é possível. É uma oportunidade que se abre para atores e qualquer pessoa interessada em conhecer as artes cênicas”, destaca.

O curso tem esse caráter de introduzir a atividade teatral. É um curso aberto a qualquer pessoa com ou sem experiência em teatro e é oferecido de forma gratuita, mas adotamos um sistema aberto, onde a pessoa que quiser contribuir, seja com dinheiro ou fazendo parte da produção ou outra atividade que tenha afinidade, será muito bem-vinda.

“Recebemos doações como forma de manutenção do curso, mas isso é uma coisa voluntária. Ninguém deixa de fazer o curso porque não pode contribuir. Acredito que o teatro tem que ser oportunizado para todos, independente de contribuição ou não. Essa é a nossa meta e o nosso entendimento. Todos os anos encerramos com a montagem de espetáculos, seja infantil ou adulto. Isso é maravilhoso”, concluiu Caio Ceragioli.

SERVIÇO

Quanto Vale uma Vida? – Uma adaptação das obras “O Verdugo” e o “Novo Sistema” de Hilda Hilst
Local: Theatro Santa Roza
01 e 02 de dezembro | 19h
Entrada gratuita (contribuição espontânea em espécie e PIX)

Classificação indicativa: 12 anos

GALERIA