A Revolta dos Bichos é opção de teatro infantil neste fim-de-semana no Teatro Ednaldo

‘A Revolta dos Bichos’ está em cartaz neste fim-de-semana no Teatro Ednaldo do Egypto. Foto: Divulgação

Augusto Magalhães

“A Revolta dos Bichos”, uma peça infantil que agrada a todos os tipos de público com sua mensagem de união e força contra as injustiças, é uma das atrações deste fim-de-semana no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa. É um espetáculo para todas as idades, anuncia a Cia. de Artes Saltimbancos, responsável pela montagem.

O espetáculo fica em cartaz neste sábado e domingo, às 17h00, no Teatro Ednaldo do Egypto (Rua Maria Rosa, 284 – Manaíra) e os ingressos custam R$ 10,00. A direção do teatro está seguindo rigorosamente todos os itens de segurança por conta da pandemia. Mais informações pelo fone: 3214-8021,

“A Revolta dos Bichos” é inspirado e adaptado do texto original “Os Saltimbancos” do italiano Sérgio Berdotti baseado no conto “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm.

Um musical feito para todas as idades que, em sua essência, expõe uma crítica político-social representada alegoricamente pelos personagens centrais; O Burro, O Cachorro, A Galinha e A Gata. Trata-se de uma fábula musical que propicia e levanta grandes questões sociais e humanas para o universo infanto-juvenil apresentando de modo lúdico a representação do trabalho e a importância da arte no processo de formação do sujeito.

Criado na década de 70 pelo multi artista Chico Buarque de Holanda, o espetáculo foi adaptado, se tornando o grande clássico “Os Saltimbancos”, que aborda, de forma descontraída, sérios problemas do Brasil que vivemos naquela época e que até hoje em dia, em pleno século 21, ainda é tão presente.

Questões que, de diversas maneiras, tendo em vista o atual panorama político do país, não foram resolvidos e que, em certos aspectos, se agravaram. Na história, as personagens procuram se afastar dos patrões e das injustiças do trabalho e a arte, nesse contexto, funciona como caminho para reestabelecer a humanidade de cada personagem.

O espetáculo “A Revolta dos Bichos” também enfatiza a importância da arte no processo de formação do sujeito, o que é de extrema importância num momento em que a arte, enquanto disciplina, corre o risco de ser tirada dos currículos escolares.

Na peça, as personagens querem ser artistas, porque estes, com sua percepção incomum e dissonante da realidade, conseguem criar ficções que, na verdade, possibilitam a visualização de futuros possíveis, de novas formas de ser e sentir o mundo. Todas essas questões refletem as preocupações e o fazer artístico dos integrantes da Cia Saltimbancos, que é formada por estudantes da licenciatura e bacharelado em teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e que, portanto, entendem a importância da arte para a formação do sujeito, assim como seu caráter de resistência.

___

Redação Bafafá com texto da assessoria do espetáculo

Fotos: Divulgação