Um prêmio para o teatro com a marca Ednaldo do Egypto

Augusto Magalhães

Há um bafafá rolando no meio teatral! Quais espetáculos irão receber o Prêmio Ednaldo do Egypto 2021? A premiação é a grande novidade cultural do ano e foi criado pela atual gestão do Teatro Ednaldo do Egypto, que tem como diretora a atriz e produtora Letícia Rodrigues.

Letícia Rodrigues

A cerimônia de premiação acontecerá na sexta-feira, dia 7 de Janeiro de 2022, a partir das 20h00 e promete muito glamour, com direito a tapete vermelho e tudo. A apresentação será do jornalista Aldo Schueler.

“O Prêmio Ednaldo do Egypto será uma espécie de Oscar Paraíbano. Neste ano de 2021 passaram no Teatro Ednaldo do Egypto mais de 30 grupos de teatro e a diversidade na cena será enaltecida no Prêmio que leva o nome desse grande artista paraibano”, destacou Letícia Rodrigues.

As premiações serão nas categorias Teatro Infantil, Teatro Circense e Teatro Adulto. A diretora Letícia Rodrigues explicou que já houve uma premiação criada pela Egyptus Comunicação, mas o atual Prêmio Ednaldo do Egypto é mais abrangente. “Diferente da primeira versão, nessa teremos as categorias melhor ator, melhor atriz, melhor figurino, trilha sonora, Make up, direção, autor, entre outras que envolvem todo o processo criativo das artes cênicas”, afirmou.

Ainda segundo Letícia Rodrigues, a premiaçãoa tem o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município, já que o teatro é um equipamento cultural adminstrado pela Prefeitura de João Pessoa. “A Sedec está muito feliz, junto com o prefeito Cícero Lucena, em fazer parte desse momento tão significativo para nossa cultura pessoense”, ressaltou.

A ideia de realizar o prêmio surgiu quando Letícia assumiu o equipamento cultural Ednaldo do Egypto no mês de agosto e criou o projeto “Em agosto dá gosto ir ao Teatro”. A partir daí, não deixou de ter espetáculo em nenhum mês até o final do ano de 2021.

A escolha dos premiados

A escolha dos premiados ocorreu de forma democrática e ouvindo a opinião do público. “Formamos o júri popular com três pessoas. Duas eram pessoas da plateia, escolhidas mediante a compra na bilheteria do Teatro a outra foi nossa querida Mirla Alessandra que fez sua avaliação com todo carinho e experiência ao assistir todos os espetáculos na categoria infantil e circense”, revela Letícia.

Na categoria Espetáculo Adulto, os votos foram do ator Vitor Blam junto com duas pessoas da platéia escolhidas a cada sessão. “Foi lindo ao abrir os envelopes das notas, fazer a somatória e saber que as categorias Teatro em geral estão bem valorizadas e o público votou”, destacou.

Amigo do Teatro

A organização do evento revela ainda que haverá uma premiação extra. Será um prêmio Especial chamado Amigo do Teatro, onde algumas pessoas serão chamadas para receber o prêmio, como uma forma de gratidão a todos que acreditam na nossa arte.

Premiação anual

A ideia é que entre no calendário anual pq precisamos ter um balanceamento de como está as produções artísticas em João Pessoa.

“Sobre a memória do Sr. Ednaldo do Egypto, eu, enquanto artista, não precisei conhecer para entender que um ser humano que faz de um terreno um teatro é algo memorável e isso não podemos deixar passar em branco”, concluiu Letícia Rodrigues, diretora do Teatro Ednaldo do Egypto.

Ednaldo do Egypto, a fachada e o interior do teatro construído por ele no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Fotos: reprodução internet/Sem informação de autoria