SABADINHO BOM está de volta e Jackson do Pandeiro dá as boas vindas na Praça Rio Branco

Escultura de Jackson do Pandeiro foi recolocada na Praça Rio Branco. Foto: Andrea Gisele/Secom JP

Augusto Magalhães

Quem passar pela Rua Visconde de Pelotas, altura da Praça Rio Branco, a partir deste sábado vai ter uma surpresa: está de volta ao local a estátua em bronze do maior ritmista do Brasil, o Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro, paraibano de Alagoa Grande, que ganhou o Brasil e o mundo com sua arte.

A estátua havia sido retirada do local desde 2019, quando vândalos danificaram o banco que compõe o conjunto da obra e ainda retiraram uma perna da estátua. Ela foi restaurada pelo artista Jurandir Maciel, que fez a obra original e recolocada ontem na Praça Rio Branco com a presença do artista e do presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.

Outra novidade naquele espaço urbano é a volta do projeto “Sabadinho Bom”, que tem seu primeiro show neste sábado, 23, a partir do meio-dia, apresentação do Clube do Choro da Paraíba. O “Sabadinho Bom” é um projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Funjope, que foi interrompido em 2020 por causa da pandemia da Covid-19.

Ao levar música ao ar livre e de forma gratuita, a Prefeitura oferece opção de lazer para trabalhadores do centro da cidade que encerram o expediente no sábado ao meio-dia e também à população em geral, que se desloca até o Centro Histórico, fazendo valorizar e conhecer melhor aquela área da cidade. Além disso, oferece oportunidade de trabalho a muitos artistas e a comerciantes, que aproveitam o momento para vender comidas, bebidas, artesanato e outros objetos durante a realização dos shows.

O que a Prefeitura e o Estado precisam fazer é dotar o espaço de segurança para os frequentadores do projeto. Em anos anteriores, quando o “Sabadinho Bom” já tinha se solidificado enquanto opção cultural na cidade, alguns grupos começaram a ir até o local para praticar furtos e fazer ameaças, assim como alguns frequentadores se excediam na bebida e acabavam provocando brigas entre si.

Nada que não possa ser resolvido com um bom esquema de segurança, que deveria ser uma constante – e item indispensável – em qualquer evento dessa natureza, seja no Centro Histórico, na orla ou em qualquer outro bairro da cidade. As forças de segurança devem atuar não só em demonstrações pelos bairros, mas e principalmente, em eventos culturais, para que eles possam acontecer e perdurar com mais traquilidade.

Que sejam bem-vindos Jakcson do Pandeiro novamente à Praça e o Sabadinho Bom. Ficam as dicas! Que o sábado seja bom!

O “Sabadinho Bom” está de volta à Praça Rio Branco. A atração de hoje é Clube do Choro da Paraíba. Foto: Divulgação/Secom JP