PARAIBANOS mostram seus trabalhos no I Colóquio de Teatro Documentário em SP

Diocélio (E) e Flávio participam do colóquio que será transmitido pela internet. Foto: Divulgação

Da Redação

A Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo apresenta nesta terça-feira, 16, a final do Primeiro Colóquio de Teatro – “Prazer em Conhecê-lo: exposição de processos criativos de grupos, companhias e solistas cênicos documentaristas.”

Desse importante evento para o teatro nacional participam dois paraibanos: Diocélio Barbosa e Flávio José Rocha, que deverão apresentar seus trabalhos de pesquisa em artes cênicas. O colóquio será realizado das 10h às 11h30, com apresentações transmitidas ao vivo no canal da Oficina Oswald de Andrade no Youtube. Em seguida haverá um bate-papo online aberto ao público.

O evento reúne dez experimentos, e cada documentarista apresentará uma cena curta, resultante dos 12 encontros semanais realizados de maio a agosto, ao vivo e on line. Algumas cenas são células de futuros projetos. Durante os encontros foram expostos processos criativos cênicos de 12 grupos e solistas de Teatro Documentário de São Paulo.

Por ordem cronológica de participação expositiva, os convidados: Los Puercos, Cia.Livre, Cia. Ocamorana, Coletivo Estopô Balaio, Academia do Protagonista, Janaina Leite, Coletivo Comum, Grupo Sobrevento, Evinha Sampaio, Nicole Marangoni, Cleber Tolini e Cia. de Teatro Documentário.

Diocélio Barbosa, da Trupe Arlequim, vai apresentar a cena a intitulada Por um Fio. Foto: Divulgação

Diocélio Barbosa apresentará a cena intitulada Por um Fio, trata de um recorte de sua pesquisa de doutorado na UFBA, e integra o repertorio da Trupe Arlequin que recentemente estreou a obra em julho deste ano, por meio de uma circulação por duas cidades paraibanas com patrocínio do Prêmio Funarte de Estimulo ao Circo 2021. Barbosa é artista, pesquisador e professor, e tem se debruçado nos últimos anos na criação de experimentos autobiográficos e de documentários cênicos.

Já Flávio José Rocha apresentará a cena um Gol(p)e de Café com o tema dos sucessivos golpes políticos que aconteceram no Brasil. Flávio é doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, ator e escritor e nos últimos 16 anos desenvolve trabalho com Teatro do Oprimido. Atualmente apresenta a peça E agora Marias? com o Grupo de Teatro do Oprimido Direito de Sonhar. A peça tem como foco a violência doméstica.

Flávio José Rocha apresentará a cena um Gol(p)e de Café com o tema dos golpes políticos sofridos pelo Brasil. Foto: Divulgação

A idealização do projeto é de Evinha Sampaio, atriz-dançarina e pesquisadora de Teatro Documentário.

Documentaristas Cênicos

Adriana Azenha, Diocélio Barbosa, Flávio José Rocha, João Raphael Reis, Kelly Becker, Laura Lavorato, Maria Lúcia BrancoTomé, Priscila Barbosa, Rafael Barros, Simone Sobreda e Sônia Leite.

Saiba como acompanhar

Link da transmissão: youtube.com.br/oficinasculturaisdoestadodesaopaulo

Link do bate-papo: https://youtu.be/Ajl74oBXWgs

Ficha Técnica

Documentaristas Cênicos por ordem de apresentação

Ao vivo

Rafael Barros: Tudo Coube na Malinha

Priscila Barbosa: Silêncios

Vídeos

Flávio José Rocha: Um Gol(p)e de Café

Kelly Becker: Corpo Desejante ou Desejável?

Sônia Leite: Retalhos de Betinha do Mulungu

Maria Lúcia BrancoTomé: Até Quando?

Adriana Azenha: Há testículos no Meu Útero

Laura Lavorato: Qual é a Diferença?

Diocélio Barbosa: Por um Fio 

Simone Sobreda: Depois Daquela Aliança 

Coordenação e Provocação Cênica: Evinha Sampaio

Card Divulgação: Laura Lavorato

Suporte Técnico do elenco: Leandro Dal Farra, Simone Sobreda, Adriana Azenha, Kelly Becker e João Raphael Reis.

Produção Executiva: Documentaristas Cênicos

Produtora on line: Fabíola Soldado (Oficina Oswald de Andrade)

Produtores Culturais: Felipe Scalzaretto, Marcus Moreno e Karina Gallo (Oficina Oswald de Andrade)

Coordenador Cultural:  Valdir Rivaben (Oficina Oswald de Andrade)

Realização: Oficina Oswald de Andrade

Redação Bafafá com texto de assessoria do evento