Hora de consumir ou poupar

Se você não aprender e criar o hábito
de poupar e investir
não será um bilhete premiado que te deixará rico.
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Começo afirmando que temos um dos juros reais mais alto do mundo.

Enquanto a taxa SELIC está em 13,75% ao ano, os salários e os benefícios e pensões foram corrigidas em 7,43%, ou seja, os juros correspondem quase ao dobro da correção dos salários.

Sendo assim, não existe fórmula mágica: o momento não é propício para o consumo que não seja o básico. Não há espaço atualmente no orçamento do brasileiro assalariado para comprar bens duráveis ou permanentes (veículos, imóveis, etc.).

NÃO é aconselhável no momento o trabalhador, por exemplo, comprar um bem durável a prazo com juros que ao final do ano corresponda a três quatro vezes o que seu salário será corrigido no ano seguinte.

É preciso urgentemente a redução dos juros anuais sob a tutela do BC sob pena de entrarmos em recesso porque chegará uma hora que o consumo cairá drasticamente se resumindo ao básico e consequentemente com redução de compras da cesta básica, transporte, lazer, etc.

Portanto, sim, o momento é de colocar o pé no freio do consumo. Não tem como fazer seu salário acompanhar o reajuste de preços que irá ocorrer no decorrer do ano, principalmente tem que evitar comprar a prazo. Mesmo que a propaganda fale em 10 vezes sem juros porque é mentira, nenhum comerciante ou empresário venderá nada a você consumidor em dez vezes sem juros. Os juros acreditem está embutido nas parcelas.

Segure seu ímpeto de compras no momento, vamos aguardar baixar os juros. Anote o que você gostaria de comprar hoje, seu preço e os juros cobrados. Daqui a seis meses faça a comparação com o mesmo bem e você verá a diferença e o quanto você poderá economizar. 

Lembre-se: Se deu certo comigo dará certo com você também. Adquira esses hábitos prazerosos: Poupar, investir e doar.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.  

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos