Festival mostra peças montadas por professores e alunos de escolas públicas municipais de João Pessoa

Alunos de escolas públicas municipais participam de Festival Estudantil no Teatro Ednaldo do Egypto. Foto: Divulgação

Augusto Magalhães

O Teatro Ednaldo do Egypto segue resistindo e inovando como equipamento que hoje é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura do município. A gestora Letícia Rodrigues, que é atriz e diretora de teatro, confirmando para esta quarta-feira, 10, o início do I Festival de Teatro Estudantil realizado apenas com trabalhos realizados por professores de arte e alunos de escolas públicas municipais.

O Festival acontece nos dias10, 11 e 12 com apresentações nos horários da manhã e tarde. Na sexta-feira, 12, será o momento mais esperado: a entrega da premiação.

“A importância desse primeiro festival Municipal estudantil de João Pessoa é reunir os alunos para que entendam o quanto a educação e a cultura andam juntas. A parceria com a Sedec – Secretaria da Educação e Cultura – está possibilitando uma semana muito especial para esses alunos com material produzido por eles próprios. Estou muito feliz em saber que temos professores que trabalham em sala de aula as vivências teatrais. O Ednaldo do Egypto é um equipamento que dá suporte a toda uma classe artística como também aos alunos da rede de ensino”, destacou a diretora Letícia Rodrigues.

Enquanto jornalista e artista que já teve o prazer de se apresentar em temporada no Teatro Ednaldo do Egypto, sou testemunha da importância desse equipamento para a comunidade em geral, pois o funcionamento regular do teatro no bairro de Manaíra criou o hábito das pessoas levarem as crianças ao teatro naquela região da cidade. Agora, com a gestão pública, o teatro ganha ainda mais importância por se transformar em uma espécie de anexo ou suporte às escolas municipais, que podem e devem oferecer cursos de extensão de teatro, dança ou cursos da área técnica para os alunos da rede pública de ensino.

Do I Festival de Teatro Estudantil Ednaldo do Egypto participam as escolas E.M.E.F. José Novais, E.M.E.F. Padre Pedro Serrão e Centro de Referência da Juventude.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 10 – 09h00 – “Daninha, a menina que não cuidava do meio-ambiente” – E.M.E.F. José Novais

Quinta-feira, 11 – 14h00 – “O Rei da Fome” – Centro de Referência da Juventude

Sexta-feira, 12 – 14h00 – “O Pequenino Grão de Areia” – E.M.E.F. Padre Pedro Serrão

Ensaio de ‘O Pequenino Grão de Areia’ por alunos de escola pública municipal de João Pessoa. Vídeo: Divulgação