Esteja preparado para ser rico

A riqueza instantânea
é mais perigosa que a pobreza.
Napoleon Hill

Tenho repetido, e não é de hoje, que devemos pensar e agir como rico mesmo estando longe de sê-lo.
Temos a esperança de um dia sermos rico, e falo de riqueza no sentido de não passar perrengues na hora de pagar as contas e de conseguir viver bem financeiramente.

Mas, será que estamos preparados para sermos rico? A história mostra que filhos de famílias ricas e outros que herdam
dinheiro que nada fizeram para ganhar, invariavelmente, na maior parte das vezes, o poder nas mãos de quem não o conquistaram aos poucos é desastroso para o sucesso financeiro. Em poucos anos nada terão.

Imagine você e mais três amigos acertando um bolão da mega-sena cabendo a cada um doze milhões de reais. Ao final de cinco anos como estarão vivendo e como estará a sua saúde financeira e o patrimônio de cada um de vocês se não estiverem preparados para serem ricos?

Só te digo uma coisa com muita convicção caro leitor(a), pensar como rico não te levará a pobreza. O desejo incontrolável de ganhos fáceis te levará ao fracasso financeiro. Basta ver a proliferação de sites de apostas esportivas que surgiram no Brasil nos últimos anos.

A autodisciplina nos seus hábitos financeiros será fruto do que você pratica hoje ou já vem praticando. Por isso é importante ir se preparando desde cedo a torna-se rico.

Afinal, independente de a sorte grande aparecer para você, se você já pratica o hábito de poupar e investir para o longo prazo, irá chegar uma hora que você merecidamente irá usufruir de toda essa riqueza acumulada ao longo dos anos. Portanto, esteja preparado para ser rico.

Não há esperança para quem não faz questão de crescer na vida.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiramente é preciso pensar e agir como tal.
Gostou desse conteúdo e tem interesse em aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com.

Joca Peixoto é economista e escreve aos domingos