Edilson Alves é eleito melhor ator no festival ‘A Dona da Casa Produções’, do Rio

Edilson Alves, ao centro, e o espetáculo Como Nasce um Cabra da Peste vencem festival. Foto: Divulgação

O espetáculo “Como Nasce um Cabra da Peste”, da Paraíba, foi o grande vencedor do I Festival de Teatro A Dona da Casa Produções, do Rio de Janeiro. Além disso, o ator paraibano Edilson Alves foi eleito o melhor ator do festival. O evento, com apresentações de espetáculo através das redes sociais, foi realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc.

Em matéria publicada no site da Super Rádio Tupi (96.5 fm) do Rio de Janeiro, os organizadores do evento afirmaram que “o intuito principal do Festival sempre foi a democratização da cultura e pela abertura de espaço para que artistas, produtores, agentes culturais e fazedores de cultura em geral possam mostrar o seu trabalho. Nossos agradecimentos à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e à Lei Federal Aldir Blanc”.

O resultado do Festival foi divulgado no dia 27 de março, Dia Internacional do Teatro. Sobre a premiação, o ator Edilson Alves comentou: “Gente, vou dividir com vocês essa notícia fresquinha. Neste dia mundial do teatro, acabo de receber o prêmio de melhor ator no I Festival de Teatro A Dona da Casa com o espetáculo Como nasce um cabra da peste. Obrigado, Agitada Gang. Sou um pavio sempre acesso. Sou resistência enquanto houver arte. Sou teatro de manhã, de tarde e de noite”, publicou Edilson em sua página no facebook.

Com direção de Eliezer Rolim e dramaturgia de Altimar Pimentel, o espetáculo ‘Como Nasce um Cabra da Peste’, da companhia paraibana Agitada Gang, já ganhou vários prêmios e cumpriu temporada no Teatro Santa Roza, além de participar de projetos, como o ‘Interatos’, onde foi apresentado no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, e outros teatros paraibanos.

O espetáculo faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas no interior do Brasil rural, por meio da encenação do ritual do nascimento de mais uma criança no árido e hostil mundo da pobreza nordestina pelas mãos de uma parteira – misto de santa e médica.

O texto resgata a tradição oral, o esquecimento, o misticismo, a religiosidade sincrética, a luta pela sobrevivência e a doçura do homem do Sertão. O elenco é formado pelos atores Edilson Alves, Madalena Accioly e Dadá Venceslau.

Edilson Alves e a premiação de Melhor Ator. Foto: reprodução redes sociais do ator