CANTORA E ATRIZ BIXARTE ESTREIA PEÇA COM RENATA SORRAH EM SÃO PAULO

Cena de “Ao Vivo – Dentro da Cabeça de Alguém”. Foto: Reprodução/Instagram

Bafafanoticias – A cantora e atriz Bixarte postou a novidade em seu instagram: estreou no Teatro do Sesi, em São Paulo, a peça “Ao Vivo – Dentro da Cabeça de Alguém”, ao lado da atriz Renata Sorrah. O espetáculo fica em cartaz até 1º de dezembro de 2024 e tem direção de Márcio Abreu, numa montagem da Compahia Brasileira de Teatro. No elenco estão Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bianca Manicongo (Bixarte).

Bixarte não é paraibana, nasceu em Taboão da Serra (SP), mas é radicada em Santa Rita (PB), região metropolitana de João Pessoa, onde tem sua formação cultural como cantora, rapper, atriz e compositora. Ficou conhecida por participar de batalhas de rap em bairros como Mangabeira e Bancários, Zona Sul de João Pessoa, e figuar no cenário hip hop da Paraíba.

AO VIVO – Dentro da cabeça de alguém – é uma criação com dramaturgia original e direção de Marcio Abreu, inspirada em A Gaivota, texto seminal do autor russo Anton Tchekhov, e dá sequência a uma das linhas de pesquisa da companhia brasileira de teatro, que reflete os tempos atuais a partir de diálogos inventivos com os clássicos.

A peça se passa dentro da cabeça de uma artista. Da Renata, da Nina, da Bianca, da Bárbara, do Bolzan, do Rafael, de todas que criaram esse trabalho. Como se pudéssemos perceber outras consciências, outras subjetividades, coisas que são, e de repente já não são mais. Coisas que se revelam, e desaparecem, algo que vejo e de repente, já não está mais ou já não é.

Quais questões levantadas pelo texto de Tchekhov atravessam o tempo e chegam até nós, hoje? E de que modo? E que formas são possíveis, hoje? Há formas novas, futuros possíveis? Quais direitos estão garantidos para uma mulher numa sociedade ainda machista, etarista e conservadora?

Esses e outros questionamentos são feitos pelo texto e na motagem inovadora da Companhia Brasileira de Teatro. Veja print da publicação de Bixarte em seu instagram.

Redação Bafafá com informações do site sesisp.org.br