Arretado Produções representa a Paraíba no maior evento de palhaçaria da América Latina

Equipe da Arretado Produções Artísticas embarcando para Brasília. Foto: Reprodução Redes Sociais

Augusto Magalhães

Pense numa notícia arretada! A Arretado Produções Artísticas levou à Brasília neste fim-de-semana, a convite do Sesc/DF, o espetáculo “Troca-se Histórias por Brincadeiras”. Em cena, Edilson Alves (Palhaço Dengoso) e Matheus Henrique (Palhaço Pitoco), além de Nelson Alexandre na técnica, levaram um espetáculo lúdico e lindo para candanago ver.

Eles foram representar a Paraíba na 18ª edição do Fesclown, festival que é reconhecido com um dos mais importantes projetos de palhaçaria da América Latina e se transformou em uma verdadeira vitrine para artistas, produtores e agentes culturais do país.

 “Nós, do Grupo Arretado Produções Artisticas, estaremos representando a Paraiba, neste evento que reúne o que há de melhor no Brasil na arte da Palhaçaria, ” publicou o diretor Edilson Alves em suas redes sociais na sexta-feira passada. No sábado e no domingo Edilson e Mateus subiram ao palco como Dengoso e Pitoco e fizeram o riso e a magia das brincadeiras infantis ecoarem em Brasília.

Este ano foi marcado pela volta do público seguindo rigorosamente os protocolos sanitários por causa da pandemia. O projeto foi realizado apenas nos espaços culturais do Sesc, localizados no SCS (Teatro Silvio Barbato), na 913 Sul (Teatro Garagem), em Taguatinga Norte (Teatro Paulo Autran), em Ceilândia ( Teatro Newton Rossi) e no Gama (Teatro Paulo Gracindo). 

Troca-se Histórias por Brincadeiras

Com uma narrativa dinâmica e lúdica, que encanta crianças e adultos, o espetáculo conta a história do velho palhaço Dengoso, que já não tem mais circo, e de seu sobrinho Pitoco, que vivem pelo mundo brincando com as pessoas exatamente como fizeram a vida toda nos circos por onde trabalharam.

Eles andam de cidade em cidade, rua por rua, palco por palco trocando suas brincadeiras por quem queira contar uma história pra eles. É nesta troca, seja ela uma brincadeira, um conto popular ou mesmo uma fábula, que a narrativa do espetáculo acontece.