Pedra do Caboclo (PB) é atração turística no Sertão

Registro da “Pedra do Caboblo”, localizada no município de Maturéia-PB. Foto: Germana Bronzeado

A imagem de hoje é da Pedra do Caboclo, considerada um dos pontos turísticos do município de Maturéia, no Sertão da Paraíba. O click é da fotórgrafa Germana Bronzeado.

A Pedra é integrante das belezas naturais do Parque Estadual do Pico do Jabre. Na área compreendida pelo Parque há uma série de roteiros turísiticos envolvendo algumas cidades próximas, inclusive Maturéia. São roteiros de cultura, esporte, lazer e gastronomia que vem atraindo cada vez mais um número maior de turistas para a região.

Sobre Matureia

O povoado de Maturéia pertencia ao município de Teixeira – PB. Durante sua formação evoluiu da condição de ponto de passagem de mercadores e tangerinos de gado para um arruado que ficou famoso pelo fenômeno vegetal da prolongada maturação dos seus cajueiros. Os maturis, como são chamados os cajus novos, ainda verdes (pedúnculos) tinham longa maturescência na região, o fenômeno tem explicação científica: Maturéia fica muito próxima às elevações serranas que culminam no Pico do Jabre, o ponto mais alto do Estado da Paraíba e segundo da região Nordeste. A Vila de Maturéia foi transformada em cidade, desmembrando-se de Teixeira, por meio da Lei 6.175 de 14 de Dezembro de 1995.

São considerados fundadores do município os ascendentes das famílias Dantas, Jerônimo, Vasco, Maia, Costa e Firmino.

Fonte: matureia.pb.gov.br