ÔXENTE, UAI! Nélio Torres lança CD “Parayba & Minas” nas plataformas de streaming neste sábado

Nélio Torres (D) e Toninho Horta lançam hoje o álbum “Parayba e Minas” nas plataformas digitais. Fotos: Divulgação

O cantor e compositor paraibano Nélio Torres lança neste sábado, 31, nas plataformas de streaming, o CD “Parayba & Minas”. É claro que a obra – como o próprio título já deixa escapar – tem a parceria de um mineiro, o compositor e cantor Toninho Horta.

As faixas do álbum estarão disponíveis no canal Youtube.com/neliotorres1 e no Facebook.com/neliobtorres com apoio do selo e distribuidora QUAE, uma agência de Música do Estado de Minas Gerais. Na mesma data, a partir das 17h, o artista paraibano realizará uma live, no Estúdio Concertino, em Belo Horizonte (MG).

O álbum ‘Parayba & Minas’ reúne 13 canções autorais com forte influência das sonoridades nordestinas e de Minas Gerais, entre baião, toada, salsa, bossa, xote e cantos do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba. “Tenho influências dos nossos grandes mestres da música brasileira e da cultura popular, com letras fortes, poéticas, líricas, políticas, espirituais, e falando da natureza e do amor”, destacou o cantor e compositor paraibano.

Em seu oitavo disco (além de três DVDs), Nélio apresenta parcerias com os poetas Rogério Salgado, Petrônio Gonçalves, Antônio Galvão, Ana Paula Rodrigues e Fábio Gonçalves. Também há parcerias com Kal Robson, Escurinho e Geraldin da Viola, além dos músicos Rosa Chico, Aglaia Costa, Beto Lopes, Cristiano Oliveira, Giba Nascimento, Elisa de Sena, Deângelo, Cesão Contrabaixo, Kal Robson e Levi Reis. O genial Toninho Horta tem participação especial na faixa ‘Canção de amar’.

HISTÓRIA

Ainda na década de 1960, o cantor e compositor Nélio Torres teve a oportunidade de experimentar culturas múltiplas – do Litoral ao Sertão da Paraíba – e sentir a influência de uma diversidade musical muito rica. Música do Nordeste, poesia, manifestações folclóricas, literatura e tradições do Carnaval ajudaram na construção do pequeno Nélio, que se tornaria um artista plural. Esse cardápio vasto permitiu que Nélio Torres se tornasse um brincante cosmopolita, fomentando parcerias e amalgamando diversas vertentes da musicalidade brasileira.

Tonhinho Horta (E) e Nélio Torres

Com mais de quatro décadas de Carreira, Nélio está lançando seu oitavo álbum e – mais uma vez – destaca as culturas populares e a força das parcerias. Com a participação especial de Toninho Horta, o CD ‘Parayba & Minas’ será disponibilizado nas principais plataformas de streaming pelo selo e distribuidora QUAE, uma agência de Música do Estado de Minas Gerais.

“Esse meu novo trabalho tem uma sonoridade estética delicada, com melodias singelas, belas e uma riqueza de timbres, com ricas harmonias na minha forma própria de compor, através dos sonhos espirituais”, disse.

CIDADÃO ESPÍRITO-SANTENSE

O Título de Cidadão Espírito-Santense veio em 2014, mesmo ano em que participou do Projeto Espírito Mundo, na Itália, e do Festival Brasilicata Tour. O CD “BANXHURNA”, lançado pelo selo Tratore, recebeu Menção Honrosa, ficando entre os melhores da música brasileira, no Prêmio Embrulhador 2017, sendo muito bem avaliado pelo mestre Toninho Horta. Participou ainda das coletâneas ‘Antologia 32’, Editora Caravana, uma publicação Brasil-Argentina de 2019, e ‘Antologia Contemporâneos 2017’, da Editora Taba Cultural (RJ).

________________________________

Redação Bafafá com informações de Jamarri Nogueira