Música de paraibano ganha versão em espanhol de cantora chilena

Bafafanoticias – O cantor e compositor paraibano PS Carvalho está comemorando uma parceria internacional. Sua música ‘Sem gergelim’ ganhou uma versão em espanhol na voz da cantora chilena Fran Acuña.

Com o título ‘Sin Sésamo’, a canção acaba de ser lançada nas plataformas de streaming. O produtor mineiro Caio Gracco foi o responsável pela produção da faixa.

“Os desencontros são uma triste realidade nos relacionamentos. É nessa temática que a letra da minha canção discorre, permeando uma melodia romântica contemporânea, misturando MPB com o pop. A tradução de ‘Sem gergelim’, na interpretação de Fran, também tem alguns versos que são declamados por mim em português”, disse PS.

O artista paraibano é engenheiro civil, com doutorado em Engenharia Mecânica. Na música, possui trabalhos que passeiam entre a MPB, pop rock, reggae, balada romântica, forró e samba. PS iniciou a carreira depois dos 50 anos de idade, em 2017. No Spotify, principal plataforma de músicas da Internet, PS Carvalho já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de streams.

Sua discografia conta com os álbuns ‘Homem Sapiens’, ‘Somos Professores’ e ‘Alê Rá’ (o mais recente, lançado em 2019), o EP ‘Aos Críticos’ e diversos singles. PS tem parcerias com artistas como Tadeu Mathias e Fabiano Guimarães, ambos de Campina Grande, a roqueira mineira Ciça Moreira (participante do Cante Comigo), a dupla do Paraná Vilton e Nórton, a paulista Carolina Frozza, Diogo Darkie e com a dupla Old Jules & Dani Bee, ambos de Porto Alegre, a banda Guarda-Chuvas de Santa Maria, Dudu Rodriguez de Cabaceiras, Banda Tedros e grupo BRAVIA, ambos de João Pessoa e a cearense Francine Maria (participante do The Voice Kids).

PS Carvalho e Fran Acuña se conheceram em um grupo de WhatsApp formado por artistas de todo o Brasil. O paraibano descobriu uma amiga em comum: a cantora Raíssa Azevedo. “Começamos a conversar e foi aí que surgiu a ideia de pegar uma das minhas músicas e fazer uma versão em espanhol. Além da tradução, Fran escreveu alguns versos que eu declamo”.

Já Fran Acuña – cantora, compositora e guitarrista – nasceu em Santiago, no Chile. Seu primeiro álbum, intitulado “Damaol”, foi lançado em 2012. Três anos depois, lançou o EP “Y si no es ahora, cuando?’. Em 2018, morando em Belo Horizonte (MG), deixou de se apresentar como Pantashiro e estreou como Fran Acuña, lançando o single “El cuarto”.

Além da carreira solo, Fran formou a dupla “Blubli”, uma mistura de Brasil e Chile, formada por ela e sua esposa Mariana Junqueira. Elas misturam o tempero dos ritmos latino-americanos com a suavidade da bossa nova e do samba brasileiro. Suas canções abordam temas como feminismo, justiça social, espiritualidade e alegria.

“Faço música a partir de uma vontade interna, de uma necessidade criativa e espiritual. Os temas das minhas músicas são amor, espiritualidade e questões sociais. Acredito que as letras das minhas músicas buscam despertar a consciência. Sinto que estamos em um momento em que, como humanidade, devemos fortalecer emoções como amor e empatia”, disse ela.

Texto e fotos: assessoria