MURILO FREIRE encena ESQUECIDOS POR DEUS nesta sexta no Teatro Ednaldo, em JP

O ator Murilo Freire apresenta monólogo hoje no Teatro Ednaldo do Egypto. Fotos: Divulgação

Bafafanoticias – O monólogo “Esquecidos por Deus” faz sua estreia na capital paraibana nesta sexta-feira,  24 de maio, em única sessão, às 20h, no Teatro Ednaldo do Egypto. O espetáculo é encenado pelo ator pernambucano Murilo Freire, que comemora 40 anos de trajetória artística com sua volta aos palcos.

A classificação indicativa é de 16 anos e os ingressos estão à venda através do Sympla ou 1h antes da apresentação na bilheteria do Teatro Ednaldo do Egypto nos valores de R$ 30,00(inteira) e R$ 15,00(meia). O teatro fica na Av. Maria Rosa, 284 – Manaíra, João Pessoa – PB. Mais informações: (83) 3214-8021.

“Esquecidos por Deus”, concebido pelo diretor José Manoel Sobrinho, a partir da obra “O Livro das Personagens Esquecidas”, de Cícero Belmar, trata de questões fundamentais dos tempos contemporâneos, como memória, identidade, patrimônio, apagamentos, esquecimentos e sua relação com religiosidades.

Uma atuação de tirar o fôlego, numa encenação contemporânea que preza pela proximidade com a plateia e por rupturas na lógica narrativa que permitem uma multiplicidade de interpretações por parte do público. “Um bandido que se crê Deus. Lembranças saudosas de uma  infância. Da irmã, do pai, da mãe… Um capanga grotesco arranca risos. Um casal é feito refém. “Será que fomos esquecidos por Deus?” Mas… “De que Deus você está falando?”, indaga o artista.

ENTRE PERNAMBUCO E PARAÍBA

Natural de Recife, residente em Caaporã – Paraíba, Murilo Freire, uniu a cultura de dois estados em uma produção iniciada em 2023, entre ensaios nas capitais João Pessoa e Recife e nos municípios de Goiana/PE e Caaporã/PB.

“A última vez que estive nos palcos foi em 2010. Neste ano, 2024, completo 40 anos de carreira. Faço teatro desde 1984, iniciando aos sete anos e minha primeira temporada profissional foi aos oito anos de idade. Em 2002 decidi me dedicar mais ao ensino do teatro e à formação/preparação de atores e atrizes. Em 2010 fiz minha última aparição nos palcos desde então, a convite de uma ex-aluna que dirigia seu primeiro espetáculo e pediu minha colaboração. Retornar aos palcos com o mestre Diretor José Manoel Sobrinho é uma honra e felicidade”, declara o ator.

O Diretor José Manoel Sobrinho diz que a idéia de realizar a montagem é discutir sobre temas urgentes da contemporaneidade, tais como memória, patrimônio, identidade, seus apagamentos e esquecimentos, a relação destes processos com religiosidades, com o compromisso nas apresentações do acesso às pessoas com deficiência física e motora, assim como ao público da terceira idade. “Construímos o espetáculo realizando ensaios abertos em Recife, Goiana e Caaporã, para públicos diversos e específicos, com realização de rodas de conversa acerca dos temas abordados e sobre a própria dinâmica do espetáculo”, ressaltou o diretor.

A estreia nacional do espetáculo aconteceu no mês de abril no II Festival “Oxente de Teatro: 40 anos de atividades em grupo” realizado no Theatro Santa Ignez, em Alagoa Grande-PB. A agenda das próximas apresentações inclui Goiana, Recife, Bodocó – Exu – Araripina e Caaporã-PB na Pousada Hotel Novo Paraíso onde será lançado o Mini Doc “Esquecidos por Deus: Bastidores de uma produção teatral Caaporense!” aprovado em Caaporã – Dezembro 2023/ pela Lei Paulo Gustavo.

FICHA TÉCNICA

Textos – Cícero Belmar @cicerobelmar

Dramaturgia e Encenação – José Manoel Sobrinho @josemanoelsobrinhooficial

Concepção de Texto – José Manoel Sobrinho e Murilo Freire

Atuação – Murilo Freire @lilofreire

Assistente de direção – Gabi Nunnes @mar.de.gabi

Iluminação – José Manoel Sobrinho @josemanoelsobrinhooficial

Direção Musical, Composição de Trilha sonora, guitarra e baixo – Fellipe Barnabé (@fellipebarnabe)

Engenharia de Som – Sam Silva @samsilva

Técnico  de gravação – Raphael Urbano @duwend

Operação de Som Gabi Nunnes @mar.de.gabi

Confecção de cenário – Melé de Acaú @marcenaria_do_mele

Confecção de figurino e coroa de flores – Ivone Nunes @ivonearteinfantil

Consultoria de corpo – Breno Liberato @breno.liber.ato

Fotografia – Tayná Nunes e Sergio Ricardo @lampejofotografia @prod_vortex

Produção Executiva e Assessoria de Imprensa – Sheilla Martins @sheillamartins.com.br

 Mídias sociais – Gabi Nunnes @mar.de.gabi

Produção geral – Murilo Freire e Gabi Nunnes @lilofreire / @mar.de.gabi

GALERIA

Texto: Assessoria

Fotos: Divulgação