LÚCIO VILAR PARTICIPA DE MESA SOBRE FILME PARAIBANO COM ALUNOS DA SAN DIEGO STATE UNIVERSITY, NOS EUA

Imagem do filme de Walfredo Rodriguez exibido nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Bafafantociais – O professor (Demid-UFPB) e criador do FestAruanda, Lúcio Vilar, participou nesta quinta-feira, 29, na San Diego State University (EUA) de palestra intitulada  ‘cinema silencioso de Walfredo Rodriguez nos anos 1920’. Walfredo Rodriguez é considerado o primeiro cineasta da Paraíba e sua obra foi tema de pesquisa para a tese de doutorado do professor Lúcio Vilar, defendida na Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

O debate sobre cinema de Walfredo Rodriguez nos anos 1920 na Paraíba faz parte da programação do intercâmbio interncional do Fest Aruanda em curso na Califórnia.

A fala de Lúcio Vilar foi seguida de debate com alunos e docentes da instituição universitária estadunidense que também houve a exibição de fragmentos do filme CARNAVAL PARAIBANO E PERNAMBUCANO (1923). “Uma honra participar dessa mesa, levando mais longe o cinema da Paraíba e o nome do ‘primeiro cineasta’ no âmbito acadêmico”, declarou o fundador do festival e docente do Demid-UFPB, Lúcio Vilar.