Livro Recomendado I

Ações garantem o futuro
A impaciência é péssima para os negócios
Joca Peixoto

Joca Peixoto

Quem me acompanha aqui há mais tempo, lembra que citava a leitura de um livro por mês. Acontece que chegou uma época que a leitura passou a ser uma obrigação ao invés de ser prazerosa. E o tempo, por incrível que pareça, ficou curto para dedicar-se a leitura.

Então resolvi mudar o habito das minhas leituras. Ao invés de um livro mensal, passei a adotar a leitura pausadamente de um livro com tempo certo para começar e nem tão certo para finalizar.

Criei então a seção Livro Recomendado, onde após ler um livro, e achando interessante estimular sua leitura, faço uma pequena resenha dele.

Começaremos com o livro O Rei dos dividendos, uma autobiografia de Luiz Barsi Filho, o maior investidor pessoa física da B3.

Tratando-se de sua autobiografia o autor narra desde sua origem pobre morando em um quintalão na periferia da cidade de São Paulo vendendo doces desde criança no cinema para ajudar sua mãe até torna-se um bilionário.

Ainda em meados de 1974 reescreveu – definitivamente – seu ensaio Ações garantem o futuro, passando a ser sua tese de investimentos até hoje, sendo adotada, difundida e ensinada pela sua filha Louise através de uma empresa constituída com outros sócios para divulgação do método Barsi de Investir, o Método AGF – Ações garantem o futuro.

Muitos de nós sonhamos com nosso primeiro milhão. O que fazer com ele e principalmente como chegar ao primeiro milhão.

Em 2023, Barsi alcançou a marca de recebimentos de dividendos* mensais acima de um milhão de reais… por mês!

Dividendos*  é a parcela mensal definida no estatuto das empresas como a cota parte dos lucros a serem divididos com os acionistas.

Portanto, não é bom desprezar os ensinamentos desse “bom velhinho” com cara de bonachão e de Papai Noel. Por trás desse bilionário, há um individuo (como ele costuma chamar) convicto da sua tese, que vive uma vida digna, embora minimalista, que continua estudando e investindo até hoje no alto dos seus 85 anos.

RECOMENDO demais a leitura da sua autobiografia. Há pequenas controvérsias na sua trajetória (normal), mas que em nenhum momento tirou minha admiração por esse senhor, seus ensinamentos e sua contribuição para garantir a nossa aposentadoria através de uma metodologia nova em contraponto com a previdência oficial.

Gostou desse conteúdo e quer aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail bacanainvestir@gmail.com

Joca Peixoto é economista e escreve como colaborador