Laudo da Energia Elétrica-Quando e por que fazer?

Adriano Pascoal

Quando somos bem jovens dificilmente pensamos em fazer algum exame de saúde preventivo. Muitos só vão ao médico quando sentem alguma dor ou algo em alguma parte do corpo não está funcionando bem.

Conforme a idade vai passando, a consciência (e a preocupação) aumenta.

Com as edificações acontece o mesmo. Muitos síndicos e gestores de manutenção, seja pela falta de conhecimento ou de recursos não fazem o devido monitoramento periódico da rede elétrica.

Como as instalações nem sempre dão sinais claros (sintomas) de que algo não está funcionando bem, quando esses sinais se tornam visíveis normalmente já há alguma deterioração dos condutores ou equipamentos e a intervenção pode ter grande urgência, aumentando os riscos e os custos.

Outro problema da falta de um monitoramento periódico é o aumento das perdas. Uma pequena sobrecarga, mesmo que não esteja oferecendo risco iminente para a segurança aumenta as perdas por aquecimento.

O desgaste do isolamento dos condutores pode desperdiçar energia com fugas de corrente. Por isso o consumo deve ser monitorado ao longo do tempo, por profissional qualificado, o Gestor da Energia, que é bem diferente do profissional instalador ou da manutenção.

O Gerenciamento ou Gestão da Energia Elétrica, também conhecido internacionalmente como Energy Management, requer instrumentos de medição e habilidades específicos, além de experiência nessa área. 

Um aumento repentino do consumo ou mesmo o aumento gradativo e constante podem indicar fugas e superaquecimentos por sobrecargas ou mau contato nas conexões elétricas.

Os testes e a periodicidade necessários são definidos caso a caso após um Diagnóstico Energético inicial.

A Análise da Curva de Carga e a Termografia são fundamentais para uma Gestão da Energia Elétrica adequada.

Se a sua edificação nunca fez um Diagnóstico Energético ou já tem muitos anos do último trabalho, não perca tempo. A segurança e a eficiência energética da sua rede elétrica depende disso !

Eng° Adriano Pascoal contato@problemascomenergiaeletrica.com

Adriano Pascoal é graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Consultor e Palestrante na área de Gestão da Energia Elétrica (Energy Management), com dezenas de Diagnósticos Energéticos realizados em Indústrias das mais diversas, Hospitais e Condomínios e Autor do livro Gestão da Energia Elétrica em Sistemas de Baixa Tensão.