LÁ VEM O TREM: conheça a Estação Bananeiras pelas lentes de Germana Bronzeado

Estação de Trem de Bananeiras, onde hoje funciona uma charmosa pousada no Brejo paraibano. Foto: Germana Bronzeado

Memória fotográfica by Germana Bronzeado

A valorosa contribuição de Germana Bronzeado deste domingo está na bela fotografia da Estação de Trem de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano.

A estação foi construída em 1922, porém, sua inauguração só aconteceu em1923 após o término de um túnel para a passagem dos trens, sendo que a primeira locomotiva fez esse percurso apenas em 28 de novembro do mesmo ano, apenas com trens de carga.

Em novembro de 1924 o primeiro trem de passageiros, também em caráter apenas provisório chegou à estação. Somente em 30 de julho de 1925 a estação de Bananeiras foi aberta para o tráfego oficialmente. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros, deveria avançar mais outros 35-40 km para atingir Picuhy, o que jamais aconteceu. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal. Em 18/04/1970, o ramal foi oficialmente desativado.

Atulamente, a estação se transformou em uma charmosa pousada, local de encontro certo para quem gosta de um programa cultural e visitantes que vão à Bananeiras a passeio ou trabalho.

Tudo isso começou com a transformação da Estação em uma simples pousada, mas a partir de 2016 um novo projeto assinado pelo arquiteto Bruno Ferraz fez da Estação Bananeiras uma das hospedagens mais procuradas da Paraíba como o destino do luxo e relaxamento, onde o destaque está na sua beleza histórica e arquitetônica, na gastronomia e no clima agradável de Bananeiras.

Curiosidade

Bananeiras é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a 141 km de João Pessoa, 150 km de Natal e a 70 km de Campina Grande, com altitude de 526 metros, Bananeiras possui clima mais ameno que a média do agreste paraibano.


Redação Bafafá com informações do site https://estacaobananeiras.com.br/